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Cotidiano

Trens de SP recebem R$ 1 bi em tecnologia europeia que promete revolucionar viagens

Termo aditivo foi assinado pelo Governo de SP e pela ViaMobilidade

Hebert Dabanovich

30/05/2025 às 16:45  atualizado em 30/05/2025 às 18:19

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Novo projeto contempla a implantação do sistema europeu ETCS Nível 2

Novo projeto contempla a implantação do sistema europeu ETCS Nível 2 | Divulgação/GovSP

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda receberão um investimento de R$ 1 bilhão para modernizar o sistema de sinalização das duas linhas.

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O primeiro termo aditivo foi assinado pela ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas, e homologado pelo Governo do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (29/5).

Segundo a concessionária, o objetivo é proporcionar melhorias significativas aos passageiros, aumentando a eficiência, a segurança e o conforto nas viagens.

Tecnologia de padrão Europa

O novo projeto contempla a implantação do sistema europeu ETCS Nível 2 (European Train Control System), tecnologia utilizada no monitoramento em tempo real da operação ferroviária.

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O novo sistema permitirá maior integração entre linhas e poderá reduzir o intervalo entre os trens nos horários de pico para cerca de três minutos.

Esse modelo de sinalização está previsto nos contratos das futuras concessões das linhas 7, 11, 12 e 13 da CPTM. Nas linhas 8 e 9, a implementação ocorre por meio deste aditivo.

Distribuição de valores

Os recursos serão distribuídos da seguinte forma: aproximadamente R$ 179 milhões serão convertidos de multas contratuais em melhorias no sistema.

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Outros R$ 364 milhões, inicialmente alocados a diferentes projetos da concessão, serão redirecionados, e R$ 590 milhões virão por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

Previsão de entrega

A previsão é de que as obras se estendam por até seis anos, com início previsto imediatamente após a emissão da ordem de serviço.

Esse projeto permitirá que as linhas tenham uma infraestrutura renovada com tecnologia avançada, melhorando a qualidade do transporte na região.

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Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a implantação do ETCS Nível 2 será compatível com os sistemas atualmente em operação, o que permitirá uma transição gradual sem prejuízo aos investimentos já realizados.

Novo viaduto ferroviário

Além da modernização do sistema de sinalização, o aditivo contratual inclui o projeto para construção de um viaduto ferroviário entre as estações CEASA (Linha 9) e Imperatriz Leopoldina (Linha 8), permitindo a circulação de trens entre as duas linhas no sentido do Centro.

Também estão previstas expansões da Linha 9 com novas conexões até Barueri.

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