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Novo projeto contempla a implantação do sistema europeu ETCS Nível 2 | Divulgação/GovSP
As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda receberão um investimento de R$ 1 bilhão para modernizar o sistema de sinalização das duas linhas.
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O primeiro termo aditivo foi assinado pela ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas, e homologado pelo Governo do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (29/5).
Segundo a concessionária, o objetivo é proporcionar melhorias significativas aos passageiros, aumentando a eficiência, a segurança e o conforto nas viagens.
O novo projeto contempla a implantação do sistema europeu ETCS Nível 2 (European Train Control System), tecnologia utilizada no monitoramento em tempo real da operação ferroviária.
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O novo sistema permitirá maior integração entre linhas e poderá reduzir o intervalo entre os trens nos horários de pico para cerca de três minutos.
Esse modelo de sinalização está previsto nos contratos das futuras concessões das linhas 7, 11, 12 e 13 da CPTM. Nas linhas 8 e 9, a implementação ocorre por meio deste aditivo.
Os recursos serão distribuídos da seguinte forma: aproximadamente R$ 179 milhões serão convertidos de multas contratuais em melhorias no sistema.
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Outros R$ 364 milhões, inicialmente alocados a diferentes projetos da concessão, serão redirecionados, e R$ 590 milhões virão por meio de Parceria Público-Privada (PPP).
A previsão é de que as obras se estendam por até seis anos, com início previsto imediatamente após a emissão da ordem de serviço.
Esse projeto permitirá que as linhas tenham uma infraestrutura renovada com tecnologia avançada, melhorando a qualidade do transporte na região.
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Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), a implantação do ETCS Nível 2 será compatível com os sistemas atualmente em operação, o que permitirá uma transição gradual sem prejuízo aos investimentos já realizados.
Além da modernização do sistema de sinalização, o aditivo contratual inclui o projeto para construção de um viaduto ferroviário entre as estações CEASA (Linha 9) e Imperatriz Leopoldina (Linha 8), permitindo a circulação de trens entre as duas linhas no sentido do Centro.
Também estão previstas expansões da Linha 9 com novas conexões até Barueri.
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