Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Serviço ficará disponível para passageiros do aeroporto de forma gratuita | Rovena Rosa/Agência Brasil
O aeromóvel, um “trenzinho” para ligar a linha 13-Jade da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos três terminais do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, iniciou a operação na noite desta quarta-feira (3/12). Não houve anúncio oficial e somente funcionários do aeroporto foram transportados.
Continua depois da publicidade
Neste mês, a previsão é de deixar o aeromóvel como serviço apenas para funcionários. A abertura para o público em geral deve ocorrer em janeiro, inicialmente apenas aos domingos, e será gratuito.
A novidade chega com atrasos. Em maio, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que sistema automatizado por ar comprimido deveria começar a operar em agosto deste ano. Inicialmente, a entrega estava prevista para 18 de fevereiro.
Nesta fase de operação assistida, o aeromóvel, também chamado de “people mover”, deverá funcionar diariamente das 18h às 24h. Por enquanto o meio de transporte não poderá ultrapassar 25 km/h. Nos testes chegou a 57 km/h.
Continua depois da publicidade
Ao todo, a via suspensa com trilhos tem 2,7 quilômetros de extensão com quatro estações: Aeroporto-Guarulhos (integração com a CPTM), Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3. O veículo circula por meio de propulsão pneumática, e deverá levar até 200 passageiros por viagem
O custo total foi estimado no ano de 2023 em pouco mais de R$ 300 milhões, e é custeado com recursos da outorga da GRU Airport, concessionária responsável pela gestão do Aeroporto de Guarulhos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade