A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

TSE decide recalcular divisão do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas

O fundo totaliza R$ 2.034 bilhões; dinheiro é dividido entre partidos

17/06/2020 às 11:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Agora, o TSE avaliará o tamanho da bancada de acordo com a eleição de 2018

Agora, o TSE avaliará o tamanho da bancada de acordo com a eleição de 2018 | /José Cruz/Agência Brasil

Nesta terça-feira (16), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu recalcular a divisão do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, que soma R$ 2.034 bilhões. A divisão foi divulgada na semana passada e avaliava a representação dos partidos na Câmara e no Senado em 1º de junho deste ano.

Continua depois da publicidade

Agora, o TSE avaliará o tamanho da bancada de acordo com a eleição de 2018. A nova divisão deverá ser divulgada nos próximos dias. Dois partidos declararam não querer o dinheiro: Novo e PRTB, portanto, a distribuição do dinheiro será realizada entre 31 partidos.

Em 2017, quando a lei do fundo eleitoral foi criada, quatro critérios foram definidos. O dinheiro deverá ser distribuído em: 48% de forma proporcional ao tamanho da bancada dos partidos na Câmara dos Deputados; 35% para partidos que tenham ao menos um representante na Câmara; 15% de acordo com as bancadas no Senado e; 2% igualmente entre todos os partidos registrados no TSE.

Para analisar a bancada do Senado, o TSE decidiu que levará em consideração a situação dos senadores que contam com 4 anos de mandato na data de uma eleição geral. Os critérios deverão ser analisados com dados referentes ao ano de 2018.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados