Entre em nosso grupo
2
Os participantes puderam encaminhar as dúvidas por e-mail. A audiência foi transmitida pelo canal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Youtube
10/11/2021 às 13:20 atualizado em 10/11/2021 às 13:21
Continua depois da publicidade
Urna eletrônica | Nelson Jr./TSE
Nesta quarta-feira (10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma audiência pública para esclarecer as dúvidas sobre as regras do teste público das urnas eletrônicas.
Continua depois da publicidade
Os participantes e interessados puderam encaminhar as dúvidas por e-mail. A audiência foi transmitida pelo canal do TSE no Youtube.
O juiz, Sandro Nunes Vieira, auxiliar da presidência no TSE, afirmou que a audiência tem como objetivo “fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral”.
Continua depois da publicidade
Segundo o juiz, no ano de 2021, os códigos-fonte das urnas eleitorais ficaram abertos durante mais tempo para verificação. O TSE custeou investigadores que foram ao tribunal. O TSE estendeu o teste por mais um dia para concluir o trabalho.
O juiz informou que os testes não caracterizaram fraude. "Isso permite que o TSE atue no dia das eleições", esclareceu.
Nos dias 22 a 26 de novembro acontecerá a sexta edição do teste, os investigadores selecionados terão acesso aos itens internos e externos do sistema eletrônico de votação.
Continua depois da publicidade
O teste será realizado para identificar eventuais erros que possam ser corrigidos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade