Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto do Túnel Santos-Guarujá inclui três faixas de rolamento em cada sentido | Divulgação/MPA
A empresa espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil foram as únicas interessadas em participar do leilão do Túnel Santos-Guarujá, que ocorrerá nesta sexta-feira (5/9), a partir das 16h, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O projeto prevê um investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, sendo que R$ 5,14 bilhões serão divididos entre os governos de São Paulo e federal. O restante será coberto pela iniciativa privada.
A Acciona é a empresa atualmente responsável pela execução das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo.
Já a Mota-Engil assinou recentemente um contrato com a Petrobras para execução de serviços nos sistemas submarinos de plataformas offshore.
Continua depois da publicidade
O túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 quilômetro de extensão. Desse total, 870 metros serão imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário.
O projeto inclui três faixas de rolamento em cada sentido, uma delas adaptada para veículo leve sobre trilhos (VLT), além de ciclovia, espaço para pedestres e galeria de serviços. O projeto já conta com licença ambiental prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), emitida em agosto dest ano.
Atualmente, existem dois modos principais de travessia: o trajeto de 43 km pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, com tempo médio de 60 minutos, e o sistema de balsas e barcas, cujo tempo varia de 18 a 60 minutos.
Continua depois da publicidade
Com a construção do Túnel Santos-Guarujá, o tempo gasto para essa travessia deve cair para cerca de dois minutos. O texto contém informações da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade