Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Iniciativa marca os 90 anos do cartunista e destaca a influência da Turma da Mônica | Reprodução/AG News
Com o aniversário de 90 anos do cartunista Maurício de Sousa, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) enviou à Câmara de São Paulo, nesta segunda-feira (27/10), o projeto de lei que reconhece a obra do artista como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
Continua depois da publicidade
A proposta homenageia Maurício de Sousa, cujas criações se tornaram referência mundial na produção de histórias em quadrinhos.
“O Maurício de Sousa é um gênio da arte brasileira que inspira muitas gerações. O seu trabalho faz parte da memória afetiva de milhões de brasileiros e nada mais justo do que homenageá-lo numa data tão importante quanto seu aniversário de 90 anos”, ressaltou o prefeito Ricardo Nunes ao falar sobre a proposta enviada à Câmara.
Em resposta à ação da Prefeitura, a Maurício de Sousa Produções (MSP) lembrou que as histórias em quadrinhos do artista nasceram na cidade de São Paulo e foram recebidas com grande satisfação.
Continua depois da publicidade
“A homenagem reflete o reconhecimento do público e o papel da obra mauriciana na formação cultural dos paulistanos por meio de valores como amizade, respeito e empatia”, afirmou a MSP em nota enviada.
Em julho, o MSP ofereceu um programa especial para as férias. Com duração de duas horas e estrutura acessível, a visita guiada oferece uma imersão real nos bastidores da criação de personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Horácio.
A MSP oferece os passeios em seu site, onde o público pode se cadastrar para participar. Interessados, podem ter mais informações no site Visite Maurício de Sousa.
Continua depois da publicidade
Nascido em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel, interior de São Paulo, Mauricio de Sousa começou a desenhar ainda na infância e iniciou sua trajetória profissional como ilustrador e repórter policial.
Em 1959, lançou sua primeira tira em jornal, protagonizada pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha, surgindo daí o embrião da consagrada Turma da Mônica, composta também por personagens icônicos como Cebolinha, Magali e Cascão.
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Mauricio criou mais de 400 personagens e conquistou, também, leitores em diferentes idiomas e países.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade