A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 24 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Diamantes feitos das cinzas de Preta Gil chegam aos amigos e revelam gesto inesperado

Primeiros a receber as peças foram integrantes do grupo de amigos da cantora

Monise Souza

24/11/2025 às 22:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Preta Gil morreu em julho, aos 50 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer de intestino

Preta Gil morreu em julho, aos 50 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer de intestino | Reprodução/Instagram

As cinzas de Preta Gil foram transformadas em diamantes que começaram a ser entregues a familiares e amigos próximos nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

@@NOTICIA_GALERIA@@

A iniciativa cumpre um desejo manifestado pela própria cantora, que se encantou com a possibilidade de produzir pedras preciosas a partir de carbono humano. 

O presente pegou muitos de surpresa, já que ninguém imaginava o gesto inesperado de Preta ao deixar um pedido tão específico e simbólico para depois de sua partida.

Preta Gil morreu em julho, aos 50 anos, vítima de complicações decorrentes de um câncer de intestino. A cantora deixou um filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, 30, também conhecido como Fran, que também é músico.

Continua depois da publicidade

Distribuição das joias

Diamantes cinzas Preta GilParte das cinzas foi enviada a um laboratório em São Paulo, responsável por produzir 12 diamantes/Reprodução/TV Globo

Os primeiros a receber as peças foram integrantes do grupo de amigos que, anos atrás, tatuou um diamante no dedo como símbolo de união. Preta, Duh Marinho, Gominho e outras duas amigas se autodenominavam “Diamonds”. Agora, o símbolo ganhou novo significado.

Ao abrir a caixa com o diamante, Marinho se emocionou: “Ai, meu Deus, que coisa linda.”

Gominho, que também recebeu uma das pedras, lembrou da personalidade forte da cantora:

Continua depois da publicidade

“Ela era um diamante bruto. Se lapidava quando queria, do jeito dela. Isso foi o que mais aprendi com ela: não se deixar lapidar.”

Para os amigos, o diamante eterniza a relação com a cantora. “É igual a Preta. Não quebra. Ninguém destrói”, disse Gominho.

Além dos amigos, a neta Sol de Maria e a mãe da artista, Sandra Gadelha, também serão presenteadas. Cada diamante inclui um número de certificação gravado a laser, que é visível apenas com lupa de grande ampliação, acompanhado do nome de Preta.

Continua depois da publicidade

Fabricação do diamante

Parte das cinzas foi enviada a um laboratório em São Paulo, responsável por produzir 12 diamantes destinados aos amigos. Outra foi para um laboratório em Curitiba, que fabricou a peça destinada à família Gil. No caso da família, toda a produção foi feita no Brasil.

O processo replica, em laboratório, as condições extremas de pressão e temperatura da crosta terrestre. O carbono é isolado das cinzas por queima controlada, transformado em grafite e submetido a temperaturas que chegam a 3.000 °C e a uma pressão comparada ao “peso do Monte Everest sobre a ponta de uma agulha”.

Em cerca de 60 horas, se forma o diamante bruto, que depois é lapidado e polido. Os valores variam conforme a dimensão das pedras, com preços a partir de R$ 3,8 mil.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados