A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Último terreno de Alphaville vira megaparque com conceito urbano inédito

Bairro nobre planejado entre Barueri e Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, se prepara para um novo marco urbanístico

Monise Souza

15/10/2025 às 10:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ainda em outubro, será lançado o Artesano Cantalupe, condomínio residencial da Artesano Urbanismo

Ainda em outubro, será lançado o Artesano Cantalupe, condomínio residencial da Artesano Urbanismo | Divulgação/Artesano Urbanismo

Alphaville, bairro nobre planejado entre Barueri e Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, se prepara para um novo marco urbanístico. 

Continua depois da publicidade

Ainda em outubro, será lançado o Artesano Cantalupe, condomínio residencial da Artesano Urbanismo, empresa que tem entre seus sócios o engenheiro Renato Albuquerque, de 97 anos, um dos fundadores do famoso bairro nobre.

O projeto ocupa o último terreno não urbanizado da região e aposta em um conceito ainda inédito em Alphaville de urbanismo regenerativo. 

Urbanismo e sustentabilidade

O empreendimento prevê o plantio de 14 mil mudas de 100 espécies nativas da Mata Atlântica, como jacarandá e pau-ferro, além da recuperação de córregos locais, uso de solos permeáveis e estruturas em madeira engenheirada, material que retém carbono em vez de emiti-lo.

Continua depois da publicidade

Atualmente, apenas 8,24% da área possui vegetação nativa. Com o projeto, a cobertura verde passará a ocupar 57 mil m² dos 500 mil m² do terreno, transformando o local em um dos espaços mais sustentáveis da região metropolitana.

Com 322 residências distribuídas nesses 500 mil metros quadrados, o Cantalupe oferece baixa densidade habitacional e integração com a natureza.

O projeto também inclui energia solar, reaproveitamento da água da chuva e áreas verdes abertas ao público, integrando os moradores à comunidade do entorno.

Continua depois da publicidade

Condomínios luxuosos

Com casas que podem ultrapassar R$ 150 milhões, Alphaville combina tecnologia, lazer e privacidade. As residências são automatizadas e equipadas com sistemas inteligentes de conforto e segurança.

Ainda em 2025, o bairro ganhará o Ocean Club Alphaville, da NLS Incorp., com piscina de ondas artificiais, quadras esportivas, academia e “praia” de areia.

Fundado em 1973 por Albuquerque e Yojiro Takaoka, Alphaville nasceu como centro empresarial, mas rapidamente se transformou em bairro residencial de alto padrão, com 13 condomínios, escolas, hospitais e shoppings. Atualmente, recebe cerca de 180 mil pessoas por dia entre moradores e visitantes.

Continua depois da publicidade

Atualmente, Alphaville é um reduto de celebridades, como Wanessa Camargo, Lucas Moura, Carlos Alberto de Nóbrega, Denilson e Wesley Safadão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados