A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 21 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Urbia perde direito de cobrar assessorias no Ibirapuera e decisão surpreende

Concessionária cobrava tarifa por aluno da assessoria esportiva 'The Run' sob liminar do TJ-SP

Lucas Souza

21/11/2025 às 18:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Urbia precisa apresentar mais sinais de que 'está certa' para poder cobrar taxas de assessorias

Urbia precisa apresentar mais sinais de que 'está certa' para poder cobrar taxas de assessorias | Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) revogou na quarta-feira (19/11) a liminar que autorizava a Urbia, concessionária que administra parques, a cobrar taxa de uma assessoria esportiva que usava o Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

A liminar foi concedida em junho e se enquadrava apenas para a “The Run”. A assessoria esportiva era cobrada em R$ 10 por aluno, caso usasse o parque da zona sul da capital paulista.

O relator, desembargador Djalma Lofrano Filho, alegou não haver elementos que justifiquem a urgência da liminar.

Segundo o magistrado, a concessionária precisa apresentar mais sinais de que “está certa” e que há um risco de prejuízo grave caso a taxa não seja cobrada rapidamente.

Continua depois da publicidade

A decisão deixa suspensa a obrigação de pagar a taxa, enquanto a Justiça não concluir a análise do mérito e decidir definitiva se a Urbia poderá ou não cobrar valores de assessorias esportivas que usam do parque.

Urbia x assessorias

Concessionária responsável pelo parque Ibirapuera, a Urbia manifesta o interesse de cobrar taxas das assessorias esportivas desde o fim de 2024. A ideia é combatida pela Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo (ATC-SP).

A própria Urbia chegou a lançar sua própria assessoria de corrida após polêmicas envolvendo outras empresas do ramo. “O serviço é opcional e destinado àqueles que desejarem se inscrever, convivendo de forma harmônica com as demais assessorias regularmente atuantes no parque”, justificou a empresa, em nota, no mês de julho.

Continua depois da publicidade

O que disse a Urbia

Em nota encaminhada à Gazeta, a Urbia reforçou que a decisão é liminar e referente a apenas uma assessoria, permitindo a cobrança das demais. Ainda segundo a empresa, a prática esportiva é gratuita no parque, sendo a taxa cobrada “das empresas que prestam serviço remunerado, utilizando o Parque como centro de treinamento”. Confira a nota na íntegra:

“A Urbia, concessionária responsável pela administração do Parque Ibirapuera, esclarece que a recente decisão judicial, ainda não publicada, possui caráter estritamente liminar. Tal medida permite, até o julgamento definitivo da ação, apenas as atividades de uma única assessoria específica sem a assinatura do Termo de Adesão. Ou seja, não se trata de uma decisão final, não é aplicável à totalidade das assessorias esportivas e não há nenhum veto ou impedimento sobre a cobrança de taxa para as demais.

A concessionária reitera que a prática esportiva no Parque Ibirapuera é livre e gratuita para todos os usuários. A taxa é cobrada exclusivamente das empresas que prestam serviço remunerado, utilizando o Parque como centro de treinamento. Continuaremos abertos ao diálogo com todas as partes interessadas, desde que este ocorra em bases respeitosas e transparentes, como sempre defendemos”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados