Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esta é a oitava vez, e a quarta consecutiva, em dez edições, que a universidade aparece no topo | Agência Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) manteve a primeira colocação no Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, que avalia 204 instituições de ensino superior no País.
Continua depois da publicidade
Esta é a oitava vez, e a quarta consecutiva em dez edições, que a universidade aparece no topo. Apesar disso, a USP caiu para a segunda colocação no “QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe”, divulgado em outubro.
O RUF considera cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.
A USP alcançou o melhor desempenho nacional em pesquisa e mercado de trabalho, o que reforça sua relevância na produção científica e na inserção de seus profissionais no setor produtivo.
Continua depois da publicidade
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o segundo lugar no ranking geral, seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Outras instituições paulistas também se destacam entre as dez primeiras, como a Unesp, em sexto lugar, e a UFSCar, na décima posição.
Veja o Top10 do RUF 2025:
Além do resultado nacional, a USP apresentou desempenho de destaque em avaliação internacional recente.
Continua depois da publicidade
No Global Employability University Ranking and Survey (GEURS) 2026, que mede a percepção de empregadores sobre a preparação dos estudantes para o mercado, a universidade subiu para a 80ª posição mundial. Somente outras duas instituições brasileiras aparecem na lista: a Fundação Getulio Vargas (FGV, 215ª) e a Unicamp (239ª).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade