A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 12 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vacina acaba 5 dias antes do fim da campanha na Capital

23/08/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Coordenadora afirmou que têm sido aplicadas 70 mil doses por dia, 3 vezes mais do que antes, e que o estoque não está dando conta

Coordenadora afirmou que têm sido aplicadas 70 mil doses por dia, 3 vezes mais do que antes, e que o estoque não está dando conta | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O município de São Paulo só tem estoque de vacina até segunda-feira (26), cinco dias antes do fim da campanha de vacinação contra o sarampo, em 31 de agosto.

Continua depois da publicidade

A declaração foi feita nesta quinta pela coordenadora de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Solange Saboia, durante reunião acompanhada pela "Folha de S.Paulo" com representantes de secretarias de outros estados com o Ministério da Saúde em Brasília.

Ela afirmou que têm sido aplicadas 70 mil doses por dia, três vezes mais do que antes, e que o estoque não está dando conta. "Não temos vacina. Está faltando vacina no município", afirmou. "Vamos ter que cancelar bloqueios? Ter que cancelar varredura?"

Ela pediu apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo para dar conta da demanda. Segundo ela, "está sendo impossível fazer as varreduras" devido ao tamanho da Capital. Foram deslocados 1.000 agentes para focar em ações de bloqueio, que costumam atingir de 7.000 a 10 mil pessoas.

Continua depois da publicidade

"As varreduras consomem um quantitativo vacinal enorme. E ficam praticamente impossíveis de serem realizadas a contento na situação epidemiológica em que estamos", afirmou.

O Ministério da Saúde afirmou que enviará novas doses da vacina para São Paulo.

De acordo com a coordenadora, há 1.314 casos confirmados de sarampo no município e 7.600 casos suspeitos em investigação. No Estado, há cerca de 1.800 casos confirmados e mais de 8 mil em investigação, distribuídos por 79 municípios.

Continua depois da publicidade

Ela diz que já foram aplicadas em torno de 1 milhão de doses em ações de bloqueio. "Não temos ainda movimento decrescente, continua subindo", disse.

O número de casos de sarampo aumentou 36,23% na última semana no estado de São Paulo. Entre os dias 13 e 20 de agosto, as notificações da doença subiram de 1.319 para 1.797, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde na terça-feira (20).
(FP)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados