Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com aprovação vacina ajudará a combater a doença | Instituto Butantan
A aprovação da vacina da dengue, produzida pelo Instituto Butantan, ainda está sob análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília.
Continua depois da publicidade
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo espera que o imunizante esteja disponível no início de 2026 para um amplo programa de vacinação.
Em entrevista nesta quinta-feira (26/6) ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Padilha afirmou:
“A vacina está em processo de avaliação. A Anvisa sempre solicita esclarecimentos sobre alguns dados, e o Instituto Butantan está respondendo às solicitações. A nossa expectativa é terminar toda essa avaliação para que se possa ter essa vacina disponível no começo de 2026.”
Continua depois da publicidade
Mesmo sem a vacina nacional, o ministro ressaltou que os casos de dengue no Brasil caíram mais de 70% e a mortalidade pela doença, mais de 80%, em comparação com os dados de 2024. O estado de São Paulo concentrou boa parte das infecções e de mortes.
Alexandre Padilha aposta na prevenção para controlar a doença a partir do segundo semestre deste ano e início de 2026.
“Junho e julho representam o período final de maior transmissão da dengue. Passado esse período, vamos trabalhar muito fortemente em agosto e setembro, já no segundo semestre, para os municípios e governos estaduais começarem ações de prevenção”, antecipou.
Continua depois da publicidade
“Para que, quando começar o próximo período de transmissão da dengue - de janeiro a fevereiro, com pico entre março e junho - as ações já estejam em curso. E uma delas é o desenvolvimento e a avaliação final da vacina da dengue”, finalizou.
Após um período de baixa circulação desde 2016, a dengue tipo 3 (DENV-3), um dos quatro sorotipos de dengue em circulação no Brasil, voltou a ser registrada em São Paulo e acendeu um alerta para o risco de reinfecção.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade