A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 13 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vacina do Butantan contra gripe chega ao SUS com aval da OMS

Vírus influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria) estão no imunizante deste ano

Da Reportagem

13/05/2025 às 13:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Imunizante já está disponível no SUS e na rede privada

Imunizante já está disponível no SUS e na rede privada | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O Butantan produziu para este ano uma vacina trivalente, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e consegue proteger contra os principais vírus de influenza existentes no Brasil.

Continua depois da publicidade

A vacina também contribui para evitar casos sintomáticos, hospitalizações e mortes pela doença. Devido à alta taxa de mutação do vírus, a vacina deve ser atualizada anualmente.

Esta decisão foi tomada mediante análise realizada pela OMS durante 2024, em que foi observado que apenas três cepas circulariam na América do Sul e do Norte.

Carolina Barbieri, gestora de desenvolvimento clínico do Butantan, informou que a vacina da gripe trivalente produzida para a campanha deste ano é composta pelos vírus influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria).

Continua depois da publicidade

Ela disse que essas são as cepas de gripe que mais tendem a circular nos hemisférios Norte e Sul em 2025, segundo a OMS.

É comum pensar que a vacina quadrivalente ofereça uma proteção superior, mas isso não se confirma. Ambas têm a mesma eficácia; a escolha entre uma e outra depende somente do contexto epidemiológico e da recomendação para cada campanha.

As vacinas que estão sendo distribuídas são as trivalentes. Elas são efetivas contra três cepas do vírus, que são: A/Victoria (H1N1), A/Croácia (HN) e B/Áustria (linhagem Victoria).

Continua depois da publicidade

Proteção e reconhecimento internacional

A vacina trivalente do Butantan é pré-qualificada desde 2021. Isso permitiu que o imunizante ganhasse endosso internacional e que pudesse ser oferecida para a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Sobre isso, Carolina disse: “Essa pré-qualificação significa que a vacina da gripe do Butantan foi validada em todo o seu processo, dos estudos clínicos às boas práticas de fabricação, produção, envase, farmacologia e qualidade, ressaltando a sua qualidade e eficiência”.

Proteção nacional em larga escala

O imunizante já está disponível no SUS e na rede privada. Como sua produção é 100% nacionalizada, o que permite escala, a vacina se torna um trunfo para o combate do vírus.

Continua depois da publicidade

No mês de abril, a cidade de São Paulo intensificou a vacinação contra a gripe influenza.

Ela pode até mesmo ser modificada de modo emergencial, caso surja uma nova cepa, o que agiliza as medidas de combate.

“A vacina trivalente da gripe do Butantan é uma vacina 100% produzida no Brasil, da cadeia produtiva até o produto final, o que incentiva a autossuficiência da indústria nacional e permite uma resposta mais rápida a qualquer evento de influenza, seja o surgimento de novas cepas sazonais ou até mesmo uma nova pandemia”, esclarece o gerente da Franquia Influenza do Butantan, Felipe Carvilhe. 

Continua depois da publicidade

Por Thacio Mello

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados