Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Testes pré-clínicos com mRNA apontam potencial de resposta imunológica ampla e desaparecimento de tumores | Mika Baumeister/Unsplash
Cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA, estão desenvolvendo uma vacina universal de mRNA contra o câncer. O imunizante potencializou o efeito da imunoterapia em camundongos. A descoberta foi publicada na quinta-feira (18/7) na revista científica Nature Biomedical Engineering.
Continua depois da publicidade
O diferencial da vacina é que ela foi pensada para estimular o corpo a combater o tumor amplamente e não a atacá-lo diretamente. Isso faz com que ela atue como se estivesse combatendo um vírus comum.
Esse estímulo do imunizante fez com que as células dos animais identificassem e combatessem os tumores de forma natural. Nos testes, a vacina de mRNA foi combinada com medicamentos da imunoterapia.
Os testes foram conduzidos em camundongos com melanoma, um tipo agressivo de câncer. Combinado aos fármacos, o imunizante apresentou resultados promissores, inclusive em tumores resistentes ao tratamento.
Continua depois da publicidade
Em alguns animais, os tumores desapareceram por completo. Os cientistas também obtiveram resultados igualmente promissores em animais com câncer ósseo e cerebral.
Segundo os cientistas, o que possibilitou os resultados positivos foi a expressão da proteína PD-L1 nas células cancerígenas, que as torna mais visíveis ao sistema imunológico. Essa reação contribui para a imunoterapia obter melhores resultados.
A vacina de mRNA segue a mesma lógica aplicada nos imunizantes contra a Covid-19, com o princípio de fortalecer o sistema imunológico do corpo. O conceito é utilizado nos fármacos das farmacêuticas Pfizer e Moderna.
Continua depois da publicidade
Ela usa uma molécula de RNA mensageiro encapsulada por nanopartículas lipídicas, uma espécie de capa de gordura. Neste modelo, a vacina leva instruções às células de defesa para que elas provoquem uma resposta imunológica.
Para as próximas etapas, os cientistas querem levar o imunizante para ser testado em humanos. Caso repliquem os efeitos, isso abrirá o caminho para a criação da vacina universal que reconhece e combate o câncer.
Uma vacina 100% nacional revela potencial contra variantes da Covid-19. Cientistas aguardam aval da Anvisa para iniciar a terceira fase de testes em humanos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade