Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aeronave era usada na tentativa de saída do país; modelo é referência no setor | Divulgação/PF
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, preso nesta segunda-feira (18/11) pela Polícia Federal (PF) era proprietário de uma aeronave avaliada em R$ 200 milhões. O avião foi apreendido na mesma operação que prendeu o empresário.
Continua depois da publicidade
O modelo, um Dassault Falcon 7X, é considerado um dos mais avançados do mundo na categoria de jatos de longo alcance. Os agentes registraram fotos internas do jato; confira:
Segundo a PF, Daniel Vorcaro pretendia deixar o Brasil com a aeronave milionária quando foi abordado pela PF e levado sob custódia. O veículo ficará sob responsabilidade da polícia durante as investigações.
A aeronave é capaz de realizar viagens de até 11 mil quilômetros sem escala; ela tem autonomia suficiente para rotas como Paris–Tóquio ou Nova York–Dubai.
Continua depois da publicidade
O modelo foi fabricado pela Dassault Aviation. É um jato executivo de cabine larga lançado em 2001.
A ação faz parte da Operação Compliance Zero, que investiga um esquema de emissão e negociação de títulos de crédito falsos envolvendo o Banco Master, o Banco de Brasília (BRB) e empresas ligadas ao grupo Master.
A ordem de prisão foi expedida pela Justiça Federal de Brasília e ocorreu menos de 24 horas após a operação de venda do Banco Master para o grupo Fictor.
Continua depois da publicidade
De acordo com as investigações, a instituição emitia Certificados de Depósito Bancário (CDBs) prometendo um retorno 40% acima da taxa básica do mercado. Segundo a PF, o esquema pode ter movimentado cerca de R$ 12 bilhões.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade