Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Trajeto entre a estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos | Divulgação
O governo de São Paulo avança com as obras e os moradores de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, aguardam ansiosos pela estação do Metrô. O terminal será o primeiro fora da capital paulista e é anunciado desde os anos 2000.
Continua depois da publicidade
Confira fotos do projeto técnico detalhado da estação, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, que é como deve ficar depois de pronta:
O projeto mostra detalhes técnicos da obra, trajeto e estação que irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além de um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
Continua depois da publicidade
A estação será construída no formato de cinco anéis unidos interligados por um vão central. A estação terá 3 níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque.
Nesta semana, a reportagem da Gazeta divulgou que a construção da extensão que pertencerá à Linha-4 Amarela será realizada sem o conhecido ‘Tatuzão’ – que é a tuneladora de grande porte que costuma acelerar obras metroviárias no estado de São Paulo.
Em entrevista à Exame, Antonio Márcio Barros Silva, diretor de operações do ramal, detalhou que o método utilizado será o NATM, técnica de escavação de origem austríaca e inovadora.
Continua depois da publicidade
A estação do Metrô em Taboão da Serra promete transformar a mobilidade urbana e otimizar o tempo de percurso até a região central da capital paulista.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou o município no dia 7 de abril deste ano e, por volta das 13h, começou às obras de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô.
A extensão foi anunciada em 2000 e será um marco para o transporte metropolitano. A previsão inicial é de que as obras custem R$ 3,4 bilhões.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Linha 4-Amarela tem 12,8 km de extensão com 11 estações, conectando a região da Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste.
A expectativa estadual é que os trabalhos sejam concluídos até 2028. O contrato de extensão foi assinado em junho de 2024.
Outra estimativa do governo estadual é de que a nova estação seja uma das principais opções de transporte para mais de 1,1 milhão de moradores da região.
Continua depois da publicidade
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da capital paulista, e Taboão da Serra. Aproximadamente três mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras.
As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.
O trajeto entre a estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. A expectativa é de que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade