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Cotidiano

Veja como vai ficar a estação do Metrô de Taboão da Serra

Local promete transformar a mobilidade urbana e otimizar o tempo de percurso até a região central da capital paulista

Matheus Herbert

21/08/2025 às 11:05  atualizado em 21/08/2025 às 11:08

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Trajeto entre a estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos

Trajeto entre a estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos | Divulgação

O governo de São Paulo avança com as obras e os moradores de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, aguardam ansiosos pela estação do Metrô. O terminal será o primeiro fora da capital paulista e é anunciado desde os anos 2000. 

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Confira fotos do projeto técnico detalhado da estação, que é desenvolvido pelo Governo do Estado, que é como deve ficar depois de pronta: 

Estação de Taboão da Serra será construída no formato de cinco anéis interligados por um vão central. Divulgação/PMTS
Estação de Taboão da Serra será construída no formato de cinco anéis interligados por um vão central. Divulgação/PMTS
Terreno irá abrigar ainda terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Divulgação/PMTS
Terreno irá abrigar ainda terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Divulgação/PMTS
Estação terá três níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque. Divulgação/PMTS
Estação terá três níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque. Divulgação/PMTS
Expectativa é que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente. Divulgação/PMTS
Expectativa é que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente. Divulgação/PMTS
Projeto de expansão é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR que administra a linha. Divulgação/PMTS
Projeto de expansão é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR que administra a linha. Divulgação/PMTS
Prefeitura de Taboão da Serra divulgou imagens da futura estação do Metrô da cidade. Divulgação/PMTS
Prefeitura de Taboão da Serra divulgou imagens da futura estação do Metrô da cidade. Divulgação/PMTS
Projeto técnico detalhado da estação que pertencerá à Linha 4-Amarela. Divulgação/PMTS
Projeto técnico detalhado da estação que pertencerá à Linha 4-Amarela. Divulgação/PMTS

O projeto mostra detalhes técnicos da obra, trajeto e estação que irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi). 

O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além de um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais. 

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A estação será construída no formato de cinco anéis unidos interligados por um vão central. A estação terá 3 níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque.

Nesta semana, a reportagem da Gazeta divulgou que a construção da extensão que pertencerá à Linha-4 Amarela será realizada sem o conhecido ‘Tatuzão’ – que é a tuneladora de grande porte que costuma acelerar obras metroviárias no estado de São Paulo. 

Em entrevista à Exame, Antonio Márcio Barros Silva, diretor de operações do ramal, detalhou que o método utilizado será o NATM, técnica de escavação de origem austríaca e inovadora. 

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Revolução na mobilidade 

A estação do Metrô em Taboão da Serra promete transformar a mobilidade urbana e otimizar o tempo de percurso até a região central da capital paulista. 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou o município no dia 7 de abril deste ano e, por volta das 13h, começou às obras de extensão da Linha 4-Amarela do Metrô

A extensão foi anunciada em 2000 e será um marco para o transporte metropolitano. A previsão inicial é de que as obras custem R$ 3,4 bilhões.

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Atualmente, a Linha 4-Amarela tem 12,8 km de extensão com 11 estações, conectando a região da Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona oeste. 

Projeção de entrega

A expectativa estadual é que os trabalhos sejam concluídos até 2028. O contrato de extensão foi assinado em junho de 2024.

Outra estimativa do governo estadual é de que a nova estação seja uma das principais opções de transporte para mais de 1,1 milhão de moradores da região

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O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da capital paulista, e Taboão da Serra. Aproximadamente três mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. 

As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.

O trajeto entre a estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. A expectativa é de que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente.

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