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Novos radares estão entre o quilômetro 52 e o 59 da rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79) | Reprodução/GSV
Seis novos radares foram instalados em um trecho de sete quilômetros da rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79), em Itu, no interior de São Paulo. Essa parte é considerado especialmente perigosa, com mais de 100 acidentes e sete mortes nos últimos três anos.
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Segundo dados do Sistema de Informações Gerais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), entre janeiro de 2022 e junho de 2025 ocorreram 117 acidentes no local, resultando em sete mortes, 13 casos graves e 74 leves.
Os novos radares estão entre o quilômetro 52 e o 59. A maioria dos acidentes se concentrou no quilômetro 57, com 36 registros. O trecho, curiosamente, não recebeu um novo radar.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), em nota enviada à Gazeta, o trecho específico apresenta uma curva em S, com dispositivo de retorno, motivo pelo qual o equipamento previsto foi recuado para o quilômetro 56,8, evitando assim que os usuários sejam surpreendidos com o radar e efetuem reduções bruscas de velocidade – "o que poderia, inclusive, aumentar o risco de acidentes no local" (leia a nota ao fim do texto).
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Por fim, o DER-SP ressalta que o trecho apresenta declive acentuado, o que induz ao aumento de velocidade, e a instalação em local anterior ao declive permite a redução de velocidade antes do segmento considerado crítico. Dessa forma, como a maioria dos acidentes se deu entre o km 57 e o km 57,2, o equipamento no km 56,8 já contempla a prevenção no trecho.
Ainda de acordo com o DER, a intenção da instalação dos aparelhosd é a de reduzir o número de acidentes causados pelo desrespeito às normas do Código Nacional de Trânsito.
Além de Itu, rodovias em Salto e Sorocaba também receberam radares na região. Na semana passada, o DER-SP colocou em funcionamento 50 novos radares de fiscalização eletrônica nas rodovias sob sua gestão.
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Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79): km 52, km 53, km 56, km 58 e dois radares no km 59.
Rodovia Hélio Steffen (SP-79): km 38.
Rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97): km 1, km 2 e km 9.
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Leia a nota da DER, na íntegra:
"O DER-SP informa que a instalação de radares, entre o km 52 ao km 59 da SP 079, obedeceu ao planejamento viário visando a fiscalização do trecho como um todo, uma vez que foi constatado, entre 2023 e 2024, um número elevado de acidentes em todo o trecho.
O trecho específico do km 57 apresenta uma curva em S, com dispositivo de retorno, motivo pelo qual o equipamento previsto foi recuado para o km 56,8, evitando assim que os usuários sejam surpreendidos com o radar e efetuem reduções bruscas de velocidade – o que poderia, inclusive, aumentar o risco de acidentes no local.
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Por fim, o DER-SP ressalta que o trecho apresenta declive acentuado, o que induz ao aumento de velocidade, e a instalação em local anterior ao declive permite a redução de velocidade antes do segmento considerado crítico. Dessa forma, como a maioria dos acidentes se deu entre o km 57 e o km 57,2, o equipamento no km 56,8 já contempla a prevenção no trecho.
Além dos equipamentos já em operação nos kms 38,7; 52,5; 53,1; 56,8; 58; 59,2; e 59,7, está prevista a instalação de radar no km 48,7 da SP 079, que deve entrar em operação ainda no segundo semestre de 2025."
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