A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 10 Dezembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vendaval derruba árvores, cancela voos e deixa 2 milhões sem luz em SP

Capital paulista vive quarta-feira (10/12) de caos com passagem de ciclone extratropical

Bruno Hoffmann

10/12/2025 às 17:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fortes ventos derrubaram, nesta quarta-feira (10/12), duas árvores em uma mesma avenida

Fortes ventos derrubaram, nesta quarta-feira (10/12), duas árvores em uma mesma avenida | Lucas Souza/Gazeta de S.Paulo

A ventania que atingiu a Grande São Paulo nesta quarta-feira (10/12) causou a queda de centenas de árvores, fechamento de parques e cancelamento de voos. Os ventos ultrapassaram os 95 quilômetros por hora em algumas regiões.

Continua depois da publicidade

Desde a madrugada, a capital sofreu com quedas de energia. O número de clientes sem luz chegou a 2 milhões, segundo a Enel, no começo da tarde e se manteve assim. Às 16h30, 2,3 milhões de unidades consumidoras estavam desabastecidas, sendo 1,5 milhão apenas na capital. Segundo a empresa, havia 1,3 mil equipes atuando para restabelecer o serviço.

O Corpo de Bombeiros registrou 514 chamados para quedas de árvores na cidade só pela manhã. Em frente ao Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na Luz, uma árvore de grande porte caiu e causou transtornos no trânsito. Uma outra árvore alta foi derrubada pelos ventos em Parelheiros, na zona sul.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, 22 chegadas e 15 partidas foram canceladas, enquanto 4 voos com destino a Guarulhos foram alternados para Curitiba e Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Já no Aeroporto de Congonhas, houve 10 voos alternados para outros aeroportos, 3 chegadas e 2 partidas canceladas por causa dos ventos fortes, segundo a concessionária Aena.

No sistema de transporte, as Linhas 10–Turquesa e 11-Coral, da CPTM, além da 7-Rubi, da TIC Trens, operaram parte do dia com intervalos maiores devido a uma avaria na rede aérea provocada pela queda de um cabo durante os ventos fortes.

Já o Governo de São Paulo anunciou o fechamento dos parques públicos da Grande São Paulo. A prefeitura tomou a mesma medida na Capital.

Continua depois da publicidade

Sem eventos de Natal

Além disso, a gestão municipal também informou que as atividades natalinas da região Largo de São Bento e da Praça da Sé estão suspensas.

No local funcionam espaços recém-abertos pela prefeitura relativas ao Natal, como a Pista de Patinação e a Casa do Papai Noel.

"Tão logo as condições meteorológicas melhorem, os espaços serão reabertos", diz anúncio da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados