Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apesar de operar normalmente, o aeroporto enfrentou instabilidades por decisões das próprias companhias aéreas | Rovena Rosa/Agência Brasil
As fortes rajadas de vento que atingiram São Paulo nesta quarta-feira (10/12) provocaram o cancelamento de 121 voos no Aeroporto de Congonhas até as 17h30, além de forçar o desvio de 31 voos que seguiriam para Guarulhos, segundo as concessionárias dos terminais.
Continua depois da publicidade
Em Congonhas, foram 50 chegadas e 71 partidas canceladas, em um dia marcado por rajadas que chegaram a 96,3 km/h, segundo a Defesa Civil. Os dois aeroportos são os mais movimentados do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Apesar de operar normalmente, o aeroporto enfrentou instabilidades por decisões das próprias companhias aéreas e por orientações do controle de tráfego aéreo. Passageiros relataram demora para estacionar as aeronaves após o pouso e atraso na disponibilização de escadas para desembarque.
Latam e Gol informaram que voos foram alternados, atrasados ou cancelados devido às condições climáticas adversas, consideradas fora do controle das companhias. A concessionária Aena orientou os passageiros a verificarem diretamente com as empresas aéreas o status de seus voos.
Continua depois da publicidade
O vento que atingiu a capital foi provocado pelos efeitos de um ciclone extratropical formado no Sul do país. Segundo a Defesa Civil, rajadas acima de 90 km/h são consideradas muito fortes e capazes de causar danos estruturais.
Além dos impactos nos aeroportos, os ventos deixaram mais de 1,8 milhão de imóveis sem energia, derrubaram dezenas de árvores e forçaram o fechamento de parques municipais.
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as fortes rajadas de vento estão com velocidade média entre 50 km/h e 90 km/h.
Continua depois da publicidade
Somente em Moema, duas árvores caíram nesta quarta-feira na mesma avenida, em frente a um restaurante e a uma farmácia. Nesta terça-feira (9/12), outra árvore caiu na avenida 23 de Maio e prejudicou o trânsito na zona sul de São Paulo.
Em razão dos ventos, a Prefeitura de São Paulo decidiu, nesta quarta-feira (10/12), fechar todos os parques municipais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade