Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Unesp tem cursos em 24 cidades, incluindo Araçatuba, Bauru, São Paulo e São José dos Campos | Divulgação/Unesp
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu as inscrições para o vestibular 2026, nesta quinta-feira (4/9). São oferecidas 5.867 vagas em 24 cidades para 136 cursos de graduação. Os candidatos deverão se cadastrar até as 23h59 do dia 8 de outubro.
Continua depois da publicidade
Os vestibulandos devem se inscrever pelo site da Fundação Vunesp e emitir o boleto de R$ 210 para pagamento. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de novembro, e as da segunda fase nos dias 7 e 8 de dezembro.
O prazo para os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa foi encerrado no domingo (31/8). Os resultados dos requerimentos serão divulgados em 22 de setembro, nos sites da Unesp e da Vunesp.
As provas serão aplicadas em 35 cidades, sendo 31 em municípios do Estado de São Paulo e as outras quatro em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).
Continua depois da publicidade
A Unesp oferece redução de 75% aos cerca de 400 mil alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista, vindos de escolas vinculadas à Secretaria da Educação de São Paulo ou ao Centro Paula Souza.
Esses candidatos pagarão taxa de R$ 52,50 e poderão se inscrever no mesmo período dos pagantes de taxa integral, até 8 de outubro.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades:
Continua depois da publicidade
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) garante que 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp sejam destinadas a estudantes que concluíram todo o ensino médio em escola pública.
Dentro desse percentual, 35% são reservados a candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.
A somatória inclui ainda as 934 vagas do Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), voltadas exclusivamente para alunos da rede pública.
Continua depois da publicidade
Desde o Vestibular Unesp 2017, esse sistema assegura que a maioria dos ingressantes venha de escolas públicas.
A universidade divulga a lista de aprovados no início do ano. Em 2025, a lista saiu em janeiro, permitindo que os candidatos verificassem se foram aprovados.
A Unesp realiza uma série de chamadas que, geralmente, seguem até o mês de março. As datas são sempre divulgadas pela própria instituição.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade