Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Túnel Santos-Guarujá terá 1,5 km de extensão e receberá investimento de R$ 6 bilhões | Divulgação/Governo do Estado
O Governo de São Paulo realizou, nos dias 3 e 4 de agosto, uma visita técnica à Europa para buscar referências para a construção do Túnel Santos-Guarujá, o primeiro túnel imerso do Brasil.
Continua depois da publicidade
A comitiva incluiu a diretora da Artesp, Raquel Carneiro, que participou da missão com foco na experiência regulatória e de fiscalização do projeto pela agência.
A programação incluiu visitas técnicas a dois importantes equipamentos europeus que utilizam a tecnologia de túnel imerso, mesma solução prevista para a ligação entre as cidades de Santos e Guarujá.
No domingo, a comitiva visitou o centro de operações da empresa holandesa Imontevc, especializada na movimentação e imersão de estruturas submersas.
Continua depois da publicidade
Já na segunda, o Governo acompanhou uma imersão técnica no Scheldetunnel, em Antuérpia, na Bélgica, além de participar de reunião com representantes da Lantis, responsável por um dos maiores empreendimentos de infraestrutura da Europa, o projeto Oosterweel.
O Túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo no Brasil, com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o leito do canal —, três faixas por sentido, faixa exclusiva para o VLT, e galeria para pedestres e ciclistas.
No total, estão previstos R$ 6 bilhões em investimentos, com recursos públicos e privados, em regime de concessão por 30 anos, que será leiloada no dia 5 de setembro, segundo o Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade