Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fenômeno é uma manifestação do clima espacial, ou seja, da interação entre partículas liberadas pelo Sol e o campo magnético da Terra | Reprodução/Instagram
O astronauta da Nasa Don Pettit registrou uma aurora vermelha brilhando sobre a Terra e publicou o vídeo em suas redes sociais neste domingo (31/8).
Continua depois da publicidade
As imagens foram captadas diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS) e, segundo o próprio Pettit, são raras, ocorrem somente duas ou três vezes durante uma missão de seis meses. Confira no vídeo abaixo.
O fenômeno é uma manifestação do clima espacial, ou seja, da interação entre partículas liberadas pelo Sol e o campo magnético da Terra.
Em geral, as auroras são verdes, mas o registro feito pelo astronauta em atividade mais velho da Nasa mostra a cor vermelha, formada quando o gás oxigênio é excitado em altitudes mais elevadas.
Continua depois da publicidade
O que antes era mistério, ou atribuído a espíritos, os sons da aurora boreal agora têm uma explicação científica, revelando um novo lado desse espetáculo.
Por muito tempo, esses sons eram apenas rumores ou lendas. No entanto, em 2012, o pesquisador Unto Laine, da Universidade Aalto, na Finlândia, conseguiu gravá-los pela primeira vez, provando sua existência.
Pesquisas do engenheiro acústico confirmaram que esses sons são reais e vêm de descargas elétricas próximas ao solo, em condições específicas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade