A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 16 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vídeo mostra resgate de recém-nascido engasgado por bombeiros no interior de SP

Criança chegou ao quartel já em parada cardiorrespiratória (PCR)

Hebert Dabanovich

16/10/2025 às 11:20  atualizado em 16/10/2025 às 11:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Caso ocorreu na tarde desta quarta (15/10), no Vale do Paraíba

Caso ocorreu na tarde desta quarta (15/10), no Vale do Paraíba | Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um vídeo compartilhado pelo Corpo de Bombeiros mostra o momento em que um bebê recém-nascido, que estava engasgado, foi salvo pelos agentes em Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O caso ocorreu na tarde desta quarta-feira (15/10), no quartel localizado na região do bairro Ana Emília. Os pais da criança chegaram ao local desesperados pedindo ajuda.

Os bombeiros disseram que o bebê, de 57 dias, chegou engasgado e os agentes, que estavam no quartel fazendo treinamento operacional, constataram que o recém-nascido já estava em parada cardiorrespiratória.

Prontamente, segundo os bombeiros, o cabo Alves e o soldado Cardoso fizeram as manobras de desobstrução das vias aéreas e conseguiram fazer o bebê voltar a respirar.

Continua depois da publicidade

Após o atendimento inicial, a criança foi encaminhada ao Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) para avaliação médica.

A manobra utilizada pelos bombeiros segue o protocolo específico para bebês, que consiste em alternar tapotagens nas costas com compressões torácicas, procedimento de primeiros socorros adotado para desobstruir vias aéreas superiores em casos de engasgo nessa faixa etária. 

Diferentemente da manobra de Heimlich, utilizada em adultos, o protocolo para recém-nascidos requer cuidados específicos.

Continua depois da publicidade

Outro caso

Um bebê recém-nascido, de 12 dias, engasgou com leite materno e ficou sem respirar na cidade de Santo Antônio do Jardim, no interior de São Paulo.

A criança foi salva por policiais militares que ao chegarem ao local, já se depararam com a filha no colo do pai, já sem respirar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados