Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O ministro da Educação, Abraham Weintraub no Fnesp (Fórum Nacional do Ensino Superior) ontem | /MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Em um evento organizado por um sindicato patronal das mantenedoras de ensino superior, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendeu ostensivamente a autorregulação do setor privado. "O que o governo vai fazer por vocês? Nada. Vocês têm que se virar", afirmou o ministro ao iniciar sua fala no Fnesp (Fórum Nacional do Ensino Superior), evento organizado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior).
Continua depois da publicidade
A fala foi recebida com silêncio na plateia, formada, em grande parte, por diretores e reitores de universidades privadas, além de professores.
Pouco antes, o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, havia lançado o que chamou de "provocações ao ministro". Ele questionou quais seriam as ações do MEC (Ministério da Educação) quanto a uma eventual cobrança de mensalidades em universidades públicas e para o financiamento estudantil após a crise do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). "O Estado é tijolo, é uma invenção nossa, não faz nada por nós. Nós, brasileiros, é que saímos às ruas e fizemos que isso não virasse uma Venezuela", disse Weintraub. Ao longo do discurso, o ministro jogou para o próprio setor privado a necessidade de elaboração de uma proposta "robusta" de reformas para implementação da autorregulação do ensino superior particular. Após definir a si mesmo e ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) como liberais, o ministro afirmou aos presentes para aproveitarem essa "janela de oportunidades".
"A oportunidade é gigantesca. Vocês estão diante de um governo liberal", afirmou. "Eu estou aqui para resolver rápido. Já passou um ano de governo. Façam autorregulação. O mercado financeiro tem BSM. Se reúnam, vocês têm que se reunir e buscar a solução", disse. (Ana Carla Bermúdez/FP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade