Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O pâncreas está conectado com o sistema digestório e endócrino | Imagem gerada por inteligência artificial
Doenças no pâncreas geralmente levam a dor abdominal, enjoo, problemas de digestão e principalmente perda de peso. Mas alguns dos sinais que aparecem, inclusive no câncer pancreático, são na pele.
Continua depois da publicidade
O pâncreas é uma glândula de 15 centímetros que fica localizada logo abaixo do estômago. Ele é essencial para o sistema digestório e o endócrino, e justamente por ser parte da endocrinologia do corpo que os sinais podem aparecer na pele.
Não ignore esses sintomas na pele, porque eles podem aparecer inclusive antes de outros sintomas, possibilitando um diagnóstico precoce de câncer que leva a um tratamento eficaz.
Veja agora os principais sinais cutâneos:
Esse fenômeno é caracterizado pelo amarelamento da pele e da parte branca dos olhos. Também pode vir acompanhada de urina escura e o esclarecimento da cor das fezes.
Continua depois da publicidade
A icterícia acontece quando a bile não funciona direito, levando ao acúmulo de bilirrubina na corrente sanguínea. Um estudo publicado na Cancer Research UK mostrou que esse é um sintoma comum de câncer no pâncreas, porque o tumor pode bloquear o ducto biliar.
A paniculite pancreática é caracterizada por nódulos dolorosos que aparecem por baixo da pele, principalmente nas pernas. Esses nódulos estão associados ao acúmulo anormal de enzimas pancreáticas.
Uma revisão de literatura publicada na DermNet NZ mostrou que a paniculite aparece em 2% a 3% dos casos de doenças no pâncreas, com predominância em homens alcoólatras.
Continua depois da publicidade
Essa é uma lesão em forma de bolhas irregulares e vermelhas, que causam dor, coceira e outras infecções secundárias. Possui o nome de migratório pois a lesão se desloca pela pele ao longo da progressão da doença.
Comumente aparecem nas extremidades dos membros, no períneo e na virilha. A condição é causada por tumores nas células alfa do pâncreas, que são responsáveis pela liberação de glucagon.
A acantose nigricans são manchas escuras e aveludadas que aparecem nas dobras da pele, como pescoço, axila e virilha. Geralmente são mais associadas à obesidade ou a problemas de insulina.
Continua depois da publicidade
Contudo, um estudo publicado na revista Medscape mostrou que o sintoma também pode aparecer em resposta ao tumor pancreático, indicando que se trata de um tumor maligno.
É raro, mas como o pâncreas está ligado ao sistema endócrino, que está espalhado por todo o corpo, o tumor pode fazer metástase para a camada logo abaixo da pele.
Geralmente isso acontece em estágios avançados da doença, e indicam sinal de desfecho negativo. Um estudo publicado na BMJ Case Reports mostra que essa metástase é bastante rara, mas que geralmente se espalha para o umbigo.
Essa condição se caracteriza por manchas azuladas ou avermelhadas em padrão de rede pela pele, além da descoloração de áreas da pele. A condição não é exclusiva do câncer de pâncreas, mas acontece em boa parte dos casos, segundo a Biomed Papers.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade