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Balsas e viagens no litoral de SP vão mudar após leilão de R$ 2,5 bi

Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) prevê um contrato de concessão de 20 anos

Monise Souza

11/11/2025 às 15:00

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Parceria prevê a renovação completa da infraestrutura que atende milhões de passageiros todos os anos

Parceria prevê a renovação completa da infraestrutura que atende milhões de passageiros todos os anos | Reprodução/Governo de SP

O Governo de São Paulo realiza nesta quinta-feira (13/11) o leilão para a concessão de 14 trechos aquaviários que compõem o Sistema de Travessias Hídricas do Estado.

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O projeto, de Parceria Público-Privada (PPP), prevê um contrato de concessão de 20 anos, com fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

A parceria prevê a renovação completa da infraestrutura que atende milhões de passageiros todos os anos. Até o momento, quatro grupos disputam R$ 2,5 bi para renovar travessias de balsas.

O projeto inclui o leilão de 14 linhas, sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e três no Vale do Paraíba, em modelo que mantém a base tarifária atual e preserva os benefícios já existentes.

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As travessias oferecidas no leilão transportam, juntas, 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.

Leilão dos trechos

As linhas que serão leiloadas são:

  • São Sebastião–Ilhabela;
  • Santos–Vicente de Carvalho;
  • Santos–Guarujá;
  • Bertioga–Guarujá;
  • Cananéia–Continente;
  • Cananéia–Ilha Comprida;
  • Cananéia–Ariri;
  • Iguape–Juréia;
  • Bororé–Grajaú;
  • Taquacetuba–Bororé;
  • João Basso–Taquacetuba;
  • Porto Paraitinga;
  • Porto Varginha;
  • Porto Natividade da Serra. 

Projeto bilionário

Com investimento de R$ 2,5 bilhões, o projeto de modernização das linhas contempla a substituição gradual da frota movida a diesel por mais de 40 embarcações 100% elétricas e deve beneficiar cerca de 40 mil pessoas por dia.

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Além disso, terá construção de novos terminais e serviços aprimorados, como ambientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação, para oferecer mais conforto aos usuários.

O projeto é também um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do País, com foco em eficiência energética e compromisso ambiental.

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