Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Carro foi comprado diretamente da fábrica por Ayrton Senna em 1985 | Reprodução/RM Sotheby's
A empresa de leilões de carros de colecionador RM Sotheby’s leiloará no dia 1º de novembro um Mercedes-Benz 190 E 2.3-16 que pertenceu a Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1.
Continua depois da publicidade
O carro foi comprado diretamente da fábrica pelo maior piloto brasileiro, em 1985, e traz ainda a assinatura de Niki Lauda no cofre do motor, além do documento que comprova a aquisição.
É esperado que os lances fiquem entre 220 mil e 250 mil libras, cerca de R$ 1,6 milhão a R$ 1,8 milhão.
Em 1984, Ayrton Senna venceu a Corrida dos Campeões, prova de inauguração do novo traçado do Circuito de Nürburgring, na Alemanha, na qual todos os pilotos competiram com um Mercedes-Benz 190 E.
Continua depois da publicidade
Após a conquista, Ayrton Senna decidiu comprar o carro diretamente da fábrica, que só seria retirado em 1985, na companhia de Maurício Gugelmin, que competiria na Fórmula 1 alguns anos depois.
O modelo que uma vez pertenceu a Ayrton Senna é equipado com um motor 2.3 litro a gasolina, de quatro cilindros e 16 válvulas, com 185 cv de potência e 24 kgfm de torque.
Com um câmbio manual de cinco marchas, o carro vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, com velocidade máxima de até 230 km/h.
Continua depois da publicidade
Além disso, o exemplar traz extintor de incêndio, aparelho de som Becker México, kit de ferramentas, carregador de bateria, kit de primeiros socorros lacrado, alarme de carro com fechamento automático e imobilizador.
Para preservar a originalidade, foram mantidas a cabine, a carroceria, as cores e os revestimentos. Já itens como o sistema de escapamento, a suspensão (revisada), os freios dianteiros de quatro pistões e os bancos esportivos Recaro foram substituídos.
O texto contém informações do Autoesporte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade