Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os três leilões cancelados fazem parte do evento "Russian Art Week" | Pixabay / QuinceCreative / CreativeCommons
Três das maiores casas leiloeiras do mundo anunciaram esta semana o cancelamento de leilões de arte russa por consequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia. As disputas foram canceladas pela Sotheby’s, Christie’s e Bonhams.
Continua depois da publicidade
A primeira a anunciar o cancelamento de leilões foi a Sotheby’s, que soltou um comunicado na terça-feira (15), no qual dizia que segue rigorosamente as sanções e, além de anunciar que não realizaria mais a disputa, também se solidarizava com os afetados pela guerra. Algumas horas depois, foi a Christie’s quem comunicou o cancelamento. Em seu comunicado, de acordo com informações da agência de notícias Reuters, a leiloeira informou que tem a responsabilidade de responder às necessidades de seus cliente e a eventos geopolíticos. A Bonhams, por sua vez, fez o anúncio no dia seguinte, na quarta-feira (16), mas não deu explicações.
Segundo informações do Art Newspaper, os três leilões cancelados fazem parte do evento “Russian Art Week”, uma feira de arte russa, que se realiza a cada dois anos em Londres, nos meses de junho e novembro e costuma atrair milionários russos. O último leilão do gênero, realizado pela Sotheby’s em novembro de 2021, movimentou cerca de 21 milhões de euros, o equivalente a R$ 116,9 milhões.
Os leilões cancelados foram os do mês de junho, ainda não há informações sobre as disputas de novembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade