Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Terminal tem 24 turbinas eólicas, cada uma capaz de gerar até 10 kWh por rotação | Reprodução/Youtube
O porto de Tianjin, no norte da China, se tornou o primeiro terminal portuário totalmente automatizado do mundo.
Continua depois da publicidade
Robôs e veículos autônomos realizam o carregamento e transporte de contêineres dentro do terminal, enquanto sistemas de inteligência artificial controlam a operação.
Atualmente, 70% da eletricidade do porto é gerada a partir de fontes renováveis, como energia solar e eólica, com meta de atingir 100% até 2030.
O terminal tem 24 turbinas eólicas, cada uma capaz de gerar até 10 kW de potência, e um centro inteligente de distribuição que gerencia a rede de energia do porto.
Continua depois da publicidade
A modernização do porto começou em 2019, após decisão do governo chinês de transformar Tianjin em modelo de infraestrutura portuária sustentável.
Desde então, o terminal passou por um processo de automação e substituição de fontes tradicionais de energia. O projeto está alinhado à estratégia nacional de modernização portuária.
O porto automatizado de Tianjin também é estratégico para a Nova Rota da Seda, conectando a China a mais de 500 portos em 180 países, incluindo o Brasil.
Continua depois da publicidade
O país já construiu 60 terminais de contêineres automatizados e expandiu hidrovias com sistemas de gestão automatizados, que somam mais de 10 mil quilômetros de extensão.
Entre janeiro e agosto deste ano, o volume de transporte de cargas nessas hidrovias chegou a 6,56 bilhões de toneladas, segundo dados oficiais.
Especialistas acreditam que a tecnologia chinesa em automação portuária pode aumentar a dependência global do país em produtos e processos industriais, reforçando a liderança da China no setor.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade