A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 16 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Estes cinco trabalhos freelancer prometem bombar neste 2º semestre

Formato de trabalho é escolhido tanto para complementar a renda quanto pela flexibilidade que oferece

Yasmin Gomes

16/10/2025 às 06:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Modelo também beneficia as empresas, que veem nele uma forma de expandir serviços e presença online

Modelo também beneficia as empresas, que veem nele uma forma de expandir serviços e presença online | Freepik

A demanda por empregos temporários e oportunidades freelancers tem crescido cada vez mais no cenário brasileiro. Cerca de 44% dos profissionais millennials e 52% da "Geração Z" realizaram trabalho freelancer em 2023, segundo a Upwork.

Continua depois da publicidade

O formato de trabalho é escolhido tanto para complementar a renda quanto pela flexibilidade que oferece.

Além disso, o modelo também beneficia as empresas, que veem nele uma forma de expandir serviços e presença online sem precisar aumentar seus quadros fixos de funcionários.

O número de trabalhadores independentes no País já supera milhões e, assim como em outras partes do mundo, esse crescimento reflete a maior adesão ao trabalho remoto e por demanda.

Continua depois da publicidade

Além disso, fatores como a digitalização dos processos e o avanço do e-commerce têm impulsionado cada vez mais essa transformação no mercado de trabalho.

“Grande parte das oportunidades freelancer hoje estão voltadas para o mercado digital, podendo ser realizadas de qualquer lugar, ideais para quem busca flexibilidade e autonomia. Com disciplina, planejamento e foco na qualidade, os profissionais conseguem aproveitar ao máximo as oportunidades e construir uma trajetória estável e bem-sucedida”, comenta Samyra Ramos, country manager da Higlobe, fintech para profissionais remotos que recebem salário em moeda estrangeira.

Confira as cinco funções freelancers com maior alta

Baseado em percepções das principais plataformas globais sobre as maiores demandas atuais, como a Upwork, essas são as cinco funções freelancers com maior alta para o segundo semestre de 2025:

Continua depois da publicidade

1. Representante de suporte

O Representante de Suporte é responsável por atender clientes em tempo real via chat e e-mail, solucionando dúvidas e problemas rapidamente. O cargo exige agilidade de raciocínio e boa comunicação, habilidades que podem ser aprimoradas com cursos de Atendimento ao Cliente e Comunicação Interpessoal.

2. Agente de suporte técnico

O Agente de Suporte Técnico ajuda clientes a resolver problemas de software, hardware e acesso, atuando como primeiro nível de atendimento. Para se destacar, deve ter paciência, boa capacidade de diagnóstico e pode se preparar com cursos de Suporte Técnico e Redes de Computadores.

3. Assistente executivo (virtual)

O Assistente Executivo Virtual é responsável por organizar a rotina do contratante, gerenciando agendas, e-mails e viagens. O trabalho exige organização, discrição e domínio de ferramentas digitais. Cursos de Assistente Virtual e Gestão de Tempo ajudam a desenvolver as principais habilidades para a função.

Continua depois da publicidade

4. Assistente virtual de mídias sociais

O Assistente de Mídias Sociais é responsável por planejar, criar e agendar conteúdos, além de monitorar comentários e analisar o engajamento nas redes. Criatividade e capacidade analítica são essenciais, e cursos de Gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital ajudam a aprimorar essas habilidades.

5. Gerente de e-commerce

Com o crescimento das vendas online, o gerente de e-commerce se tornou essencial para o funcionamento das lojas virtuais. Ele supervisiona operações diárias, processa pedidos, gerencia promoções e estoque e garante a atualização das plataformas.

Cursos de Gestão de E-commerce e Estratégias de Vendas Online ajudam a desenvolver planejamento estratégico e domínio de ferramentas como Shopify, VTEX e WooCommerce.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados