Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Casa Paulista também oferece crédito imobiliário, realiza urbanização de áreas e permite o registro de imóveis ainda sem escritura | Divulgação/ Governo do Estado
O Governo de São Paulo lançou em julho de 2023 o programa Casa Paulista, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
Continua depois da publicidade
A ideia do programa é facilitar o acesso de famílias à casa própria, oferecendo subsídios e condições de financiamento, com foco em famílias de menor renda.
Ele reúne ações para aquisição do primeiro imóvel, moradia social e regularização fundiária.
Além da construção e entrega de casas populares, o Casa Paulista também oferece crédito imobiliário, realiza urbanização de áreas e permite o registro de imóveis ainda sem escritura.
Continua depois da publicidade
Entre os benefícios, famílias com renda de até três salários mínimos podem receber subsídios de R$ 10 mil a R$ 16 mil para financiar imóveis pela Caixa Econômica Federal usando o FGTS.
Na modalidade de construção direta pela CDHU, os financiamentos podem ter juros baixos ou nulos, com parcelas que não ultrapassam 20% da renda familiar.
A regularização fundiária garante segurança jurídica e possibilita registro em cartório. Em dois anos, o programa entregou mais de 50 mil moradias e tem outras 100 mil unidades em andamento.
Continua depois da publicidade
O Casa Paulista atende famílias com renda de até três salários mínimos para aquisição de imóveis e até cinco salários mínimos para construções da CDHU.
O imóvel deve estar em empreendimento autorizado e o comprador precisa estar habilitado para financiamento junto à Caixa.
Para participar, é necessário confirmar a renda familiar e consultar empreendimentos e editais no site oficial do programa.
Continua depois da publicidade
Na modalidade de crédito imobiliário, o interessado deve procurar construtoras ou incorporadoras participantes.
Para construções da CDHU, é preciso aguardar inscrições públicas e seguir o edital. Após aprovação e assinatura do contrato, as parcelas seguem as condições definidas.
O programa já entregou moradias em diferentes cidades e atinge municípios em todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Antes de se inscrever, é necessário confirmar se o empreendimento é autorizado, avaliar o comprometimento da renda e verificar a infraestrutura do entorno.
Famílias que ainda não têm escritura também podem usar o programa para regularização fundiária e obtenção do registro oficial.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade