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Conta de luz terá reajuste em São Paulo e alta assusta consumidores

Mudanças ocorrem a partir desta sexta (4/7); aumento chega a 15%

Monise Souza

01/07/2025 às 13:45  atualizado em 01/07/2025 às 14:23

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Consumidores da área de concessão da empresa terão aumento médio de 13,94%

Consumidores da área de concessão da empresa terão aumento médio de 13,94% | Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual da tarifa de energia da Enel Distribuição São Paulo.

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A partir desta sexta-feira (4/7), os consumidores da área de concessão da empresa terão aumento médio de 13,94% na conta de luz.

Segundo a Enel, o reajuste foi motivado principalmente por custos que não são controlados pela empresa, como encargos setoriais, tributos, transmissão e aquisição de energia, que são definidos por legislação federal.

Esses itens representam a maior parte da conta de luz e impactam diretamente o valor pago pelos consumidores.

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Impactos

O impacto será diferente conforme o perfil de consumo:

  • Alta tensão (indústrias, shoppings, grandes unidades): aumento de 15,77%;
  • Baixa tensão (residências e pequenos comércios): aumento de 13,47%.

Reajuste

Na composição do reajuste estão:

  • Os encargos setoriais responderam por 6,44% do aumento;
  • a aquisição de energia, por 1,38%;
  • os custos da distribuidora (Parcela B) contribuíram com 1,02%.

A empresa destaca que 22,1% do valor total da fatura ficam com a Enel para manutenção, operação, investimentos e remuneração. Ou seja, em uma conta de R$ 100, R$ 22,10 são destinados à distribuidora.

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A bandeira tarifária de julho também continua vermelha patamar 1, com acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, devido ao baixo volume de chuvas e menor geração por hidrelétricas.

Investimentos da Enel

A Enel afirma que, entre 2025 e 2027, investirá R$ 10,4 bilhões na modernização e expansão da rede elétrica em São Paulo — um aumento de 68% em relação ao ciclo anterior. Entre as ações previstas, estão:

  • Construção de 7 novas subestações e modernização de 80;
  • instalação de 10 mil dispositivos automáticos (religadores e telecontroles);
  • substituição de 3,8 milhões de medidores por versões inteligentes, formando o maior parque de medição da América Latina;
  • realização de 1,8 milhão de podas de árvores;
  • contratação de 1.200 eletricistas até março de 2025.

De acordo com a distribuidora, essas melhorias já resultaram em uma redução de 50% no tempo médio de atendimento entre novembro de 2024 e março deste ano, colocando a Enel São Paulo acima da média nacional no período.

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