Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Consumidor pode negociar várias dívidas ao mesmo tempo, mas deve abrir uma negociação separada com cada empresa credora | José Cruz/Agência Brasil
Consumidores com contas em atraso terão uma nova oportunidade a partir deste sábado (1°/11) para renegociar débitos em condições especiais.
Continua depois da publicidade
O mutirão nacional de negociação, promovido por mais de 160 instituições financeiras, oferece parcelamentos, descontos no valor total da dívida e juros reduzidos, segundo a política de cada participante.
As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos e financeiras, pelos canais oficiais de atendimento, ou pelo site Consumidor.gov.br. Para participar, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro no portal.
O consumidor pode negociar as dívidas de duas formas:
Continua depois da publicidade
Depois do envio da solicitação, a empresa tem até 10 dias para responder com uma proposta.
Qualquer pessoa com dívidas em atraso com bancos ou instituições financeiras pode aderir à iniciativa. No entanto, empréstimos com bens em garantia, como financiamentos de veículos, imóveis ou motos, não fazem parte do mutirão.
Para identificar débitos pendentes, o consumidor pode acessar o Registrato, relatório gratuito mantido pelo Banco Central. O sistema mostra empréstimos, financiamentos, contas abertas em bancos, chaves Pix e eventuais dívidas ativas no Cadin Federal.
Continua depois da publicidade
Sim. O consumidor pode negociar várias dívidas ao mesmo tempo, mas deve abrir uma negociação separada com cada empresa credora.
Quem não consegue pagar nem com descontos pode procurar o Procon local ou os Centros de Acolhimento a Superendividados. Em São Paulo, por exemplo, o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), parceria entre o Procon-SP e o Tribunal de Justiça, oferece orientação jurídica e financeira gratuita.
Quem possui dívidas com empresas de varejo, telecomunicações, universidades, concessionárias de energia ou água também pode aproveitar o Feirão Serasa Limpa Nome, que ocorre no mesmo período. A iniciativa permite quitar débitos com descontos expressivos e negociar diretamente nas agências dos Correios participantes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade