A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 01 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Descontos, parcelamentos e juros menores: veja como negociar suas dívidas

Depois do envio da solicitação, a empresa tem até 10 dias para responder com uma proposta

Yasmin Gomes

31/10/2025 às 22:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Consumidor pode negociar várias dívidas ao mesmo tempo, mas deve abrir uma negociação separada com cada empresa credora

Consumidor pode negociar várias dívidas ao mesmo tempo, mas deve abrir uma negociação separada com cada empresa credora | José Cruz/Agência Brasil

Consumidores com contas em atraso terão uma nova oportunidade a partir deste sábado (1°/11) para renegociar débitos em condições especiais.

Continua depois da publicidade

O mutirão nacional de negociação, promovido por mais de 160 instituições financeiras, oferece parcelamentos, descontos no valor total da dívida e juros reduzidos, segundo a política de cada participante.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos e financeiras, pelos canais oficiais de atendimento, ou pelo site Consumidor.gov.br. Para participar, é necessário ter uma conta Prata ou Ouro no portal.

Como participar do mutirão

O consumidor pode negociar as dívidas de duas formas:

Continua depois da publicidade

  • Pelos canais digitais de seu banco ou instituição financeira;
  • Pelo site Consumidor.gov.br, fazendo login, escolhendo a instituição cadastrada e seguindo as orientações da plataforma.

Depois do envio da solicitação, a empresa tem até 10 dias para responder com uma proposta.

Quem pode participar

Qualquer pessoa com dívidas em atraso com bancos ou instituições financeiras pode aderir à iniciativa. No entanto, empréstimos com bens em garantia, como financiamentos de veículos, imóveis ou motos, não fazem parte do mutirão.

Como descobrir suas dívidas

Para identificar débitos pendentes, o consumidor pode acessar o Registrato, relatório gratuito mantido pelo Banco Central. O sistema mostra empréstimos, financiamentos, contas abertas em bancos, chaves Pix e eventuais dívidas ativas no Cadin Federal.

Continua depois da publicidade

Dá para negociar mais de uma dívida?

Sim. O consumidor pode negociar várias dívidas ao mesmo tempo, mas deve abrir uma negociação separada com cada empresa credora.

E se não houver dinheiro suficiente?

Quem não consegue pagar nem com descontos pode procurar o Procon local ou os Centros de Acolhimento a Superendividados. Em São Paulo, por exemplo, o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), parceria entre o Procon-SP e o Tribunal de Justiça, oferece orientação jurídica e financeira gratuita.

Dívidas fora do sistema bancário

Quem possui dívidas com empresas de varejo, telecomunicações, universidades, concessionárias de energia ou água também pode aproveitar o Feirão Serasa Limpa Nome, que ocorre no mesmo período. A iniciativa permite quitar débitos com descontos expressivos e negociar diretamente nas agências dos Correios participantes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados