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Economia

Empresa inesperada vence leilão para controlar balsas de SP

Após a homologação do resultado, assinatura do contrato deve ocorrer nas próximas semanas

Yasmin Gomes

13/11/2025 às 17:45  atualizado em 13/11/2025 às 18:11

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Plano da nova concessionária prevê a substituição gradual das balsas atuais por embarcações elétricas e híbridas

Plano da nova concessionária prevê a substituição gradual das balsas atuais por embarcações elétricas e híbridas | Divulgação/Governo de SP

A empresa Acqua Vias SP/Internacional Marítima Ltda. venceu o leilão do Governo de São Paulo, realizado na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, nesta quinta-feira (13/11).

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O contrato, firmado em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), prevê investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões na modernização das 14 linhas de balsas que operam no litoral paulista, no Vale do Paraíba e na Região Metropolitana de São Paulo.

Entre as principais estão as rotas Santos/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Cananéia/Continente e Guarujá/Bertioga. Cerca 11 milhões de passageiros serão beneficiados com a parceria.

O plano da nova concessionária prevê a substituição gradual das balsas atuais por embarcações elétricas e híbridas, reduzindo a emissão de poluentes e o consumo de combustível fóssil.

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A Acqua Vias também deverá promover melhorias em acessibilidade, segurança e conforto para passageiros e motoristas.

Segundo o edital, a empresa vencedora será responsável por operar, manter e investir no sistema, com retorno garantido por meio de tarifa e contraprestação pública.

Próximos passos

Após a homologação do resultado, a assinatura do contrato deve ocorrer nas próximas semanas. Em seguida, começa o período de transição operacional entre a atual gestora, a DERSA (Departamento Hidroviário), e a nova concessionária Acqua Vias SP/Internacional Marítima.

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Durante a fase inicial, a empresa deverá apresentar o plano de investimentos, o cronograma de modernização da frota e o projeto de sustentabilidade ambiental exigido pela PPP.

Empresas interessadas

Havia quatro empresas interessadas em assumir a parceira: Acqua Vias SP/Internacional Marítima, Comporte Participações, CS Infra e pelo Consórcio Travessia SP.

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