A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 11 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Etanol: vendas atingem menor volume em São Paulo

Volume do álcool comum utilizado para abastecimento de veículos, vendido na primeira semana de julho, foi o menor da safra 2025/26

Matheus Herbert

10/07/2025 às 18:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estado de São Paulo registrou queda na venda de etanol na primeira semana deste mês

Estado de São Paulo registrou queda na venda de etanol na primeira semana deste mês | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O estado de São Paulo registrou queda na venda de etanol na primeira semana deste mês. 

Continua depois da publicidade

O volume de etanol hidratado, o álcool comum utilizado para abastecimento de veículos, vendido na primeira semana de julho em São Paulo foi o menor da safra 2025/26, que teve início em 1º de abril deste ano.

A quantidade, em litros, foi de quase 20 milhões a menos, representando uma queda de 40,4% quando comparado ao período anterior.

O levantamento é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), o campus da USP em Piracicaba, no interior paulista, divulgados em boletim nesta terça-feira (8/7).

Continua depois da publicidade

Abastecimento 

O Cepea aponta que os compradores de etanol se mantiveram abastecidos com as compras feitas em semanas anteriores e, por isso, se afastaram do mercado, que é quando a entrega da mercadoria é imediata com pagamento à vista.

Já os agentes de usinas, por outro lado, guiados pelos estoques de combustível reduzidos, mantiveram os valores pedidos na maior parte dos casos. O texto conta com informações do g1. 

Oscilação no valor 

Apesar da baixa nas vendas, os preços oscilaram pouco, indica o Cepea. O indicador do centro monitora os valores no estado sem impostos como ICMS e PIS/COFINS. 

Continua depois da publicidade

  • Etanol hidratado: de 30 de junho a 4 de julho, o indicador fechou em R$ 2,6055 o litro, uma queda de 0,17% diante do período anterior;
     
  • Etanol anidro (álcool com baixo teor de água): fechou, no mesmo período, em R$ 2,9996 o litro, um aumento de 0,11% em comparação com o período anterior.

Atenção, motorista 

O momento de abastecer o veículo exige atenção e muito cuidado por parte dos motoristas. 

Durante o processo de abastecimento, além do combustível, os motoristas recebem uma série de ofertas dos frentistas. E é justamente nesse momento que é necessário ligar o sinal de alerta. 

Recentemente, a Gazeta divulgou uma nova trapaça flagrada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos postos de combustíveis. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados