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Economia

Fábrica gigante de jeans popular nos anos 80 vai a leilão no interior de SP

Venda integra o processo de liquidação dos ativos da Botucatu Têxtil, que a falência foi decretada em 2012

Monise Souza

10/10/2025 às 11:30  atualizado em 10/10/2025 às 12:12

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Staroup era tão popular que a marca fazia parte do cenário da discoteca da novela Dancing Days

Staroup era tão popular que a marca fazia parte do cenário da discoteca da novela Dancing Days | Reprodução

A antiga sede da Botucatu Têxtil, fabricante da marca de jeans Staroup, está à venda em leilão judicial com deságio de 30% sobre o valor de avaliação, com lance inicial de R$ 29,6 milhões. 

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O imóvel, localizado em Botucatu, no interior de São Paulo, tem 286.010 metros quadrados (m²) de terreno e mais de 6.800 m² de área construída.

A segunda fase do leilão ocorre de forma online pela plataforma Positivo Leilões, com envio de propostas até o dia 21 de outubro. Até o momento, duas empresas já se habilitaram para a disputa.

Em contraste com o processo de liquidação da Staroup, a Levi’s, pioneira do jeans, inaugurou nesta semana uma franquia no Park Shopping São Caetano, na cidade do ABC Paulista.

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Falência da marca

A venda integra o processo de liquidação dos ativos da Botucatu Têxtil, cuja falência foi decretada em 2012. O valor arrecadado será destinado ao pagamento parcial das dívidas da indústria com seus credores.

A alienação do patrimônio vinculado à marca Staroup é feita em etapas: no ano passado, um imóvel que funcionava como filial da empresa em Avaré foi leiloado, e outras duas propriedades em região comercial valorizada da capital paulista serão disponibilizadas em breve.

Após a venda de todos os imóveis, está previsto o leilão da própria marca Staroup.

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O pregão online permite que pessoas e empresas de qualquer lugar do mundo participem. Na plataforma, os interessados têm acesso a editais, fotos, documentos e orientações sobre habilitação e envio de lances.

O pregão online permite que pessoas e empresas de qualquer lugar do mundo participem. Na plataforma, os interessados têm acesso a editais, fotos, documentos e orientações sobre habilitação e envio de lances.

História da Staroup

Fundada em 1956, a Staroup ganhou popularidade nas décadas de 1970 e 1980, quando o jeans se tornou um item essencial no guarda-roupa dos jovens.

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A marca se destacou por antecipar tendências de moda e se consolidou como referência no mercado, com campanhas publicitárias estreladas por celebridades que receberam prêmios no Festival de Cannes.

A Staroup também participou da abertura da novela “Dancin’ Days”, da TV Globo, tornando-se um ícone cultural.

Mas a empresa enfrentou dificuldades financeiras já no início dos anos 2000, com processos de recuperação judicial. Em 2008, uma nova tentativa de recuperação fracassou, levando à falência definitiva em 2012.

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