A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 23 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

Famosa empresa aérea brasileira vai deixar a Bolsa: o que isso pode indicar sobre seu futuro

Decisão faz parte do processo de reorganização da empresa e afeta investidores

Hebert Dabanovich

23/10/2025 às 08:40

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Saída pode elevar o risco para os investidores que ainda mantêm o ativo em carteira

Saída pode elevar o risco para os investidores que ainda mantêm o ativo em carteira | Divulgação/B3

A GOL Linhas Aéreas, famosa empresa aérea brasileira, anunciou um novo passo em sua reorganização societária. A companhia apresentou uma proposta de incorporação que inclui o fechamento de capital, o que resultará em sua saída da B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

Continua depois da publicidade

O movimento marca uma mudança significativa na estrutura da empresa, que vem passando por ajustes desde o início do ano.

A empresa está listada no segmento Nível 2 de governança corporativa da B3. Ela possui ações preferenciais (GOLL4), ordinárias (GOLL3) e units (GOLL11), além de estar no mercado fracionado (GOLL4F). Com o processo, as ações negociadas sob os códigos GOLL3 e GOLL4 deixarão de ser listadas do mercado.

 

Continua depois da publicidade

O movimento marca uma nova fase para a empresa, mas também acende um alerta para os investidores, especialmente aqueles com visão de médio e longo prazo e foco em independência financeira. 

Para o professor Maurício Takahashi, do curso Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para quem já possui ações da GOL, o momento pede cautela e pragmatismo. 

“A iminente deslistagem tende a reduzir drasticamente a liquidez dos papéis, tornando mais difícil vendê-los no futuro. Diante disso, pode ser sensato considerar a venda enquanto ainda há algum volume de negociação e o preço de mercado reflete, ao menos parcialmente, o risco envolvido.”

Continua depois da publicidade

Takahashi acredita que também seja essencial acompanhar de perto o anúncio da oferta pública de aquisição (OPA), os detalhes sobre preço, prazo e condições definirão se haverá espaço para uma saída financeiramente vantajosa.

Para investidores de perfil conservador, a principal recomendação é reavaliar o peso da GOL na carteira, considerando o risco de manter ativos com baixa liquidez e visibilidade limitada.

Permanecer num papel que deixará de ser negociado pode significar renunciar a oportunidades em outros investimentos de risco semelhante e retorno mais previsível.

Continua depois da publicidade

Já quem cogitava investir agora deve aguardar. Comprar ações de uma empresa às vésperas de deixar a Bolsa vai contra os princípios de liquidez e previsibilidade que sustentam uma estratégia de investimento sólida.

Nesse caso, Takahashi indica buscar alternativas mais estáveis no setor aéreo ou em fundos que ofereçam diversificação e permitam ao investidor ajustar com facilidade sua carteira.

A companhia ainda não detalhou o cronograma da operação, mas informou que a proposta será submetida à aprovação dos acionistas nas próximas etapas do processo de reorganização.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados