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Novos equipamentos serão mais rápidos e modernos, permitindo uma redução no intervalo de circulação | Divulgação/Governo de SP
O Governo de São Paulo assinou um contrato internacional com um investimento bilionário para o fornecimento de 44 novos vagões para o Metrô. O investimento total foi de R$ 3,1 bilhões.
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Os veículos atenderão a expansão da Linha 2-Verde, da Vila Prudente à Penha, e as linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A empresa chinesa CRRC, que venceu a licitação internacional, será responsável pela fabricação dos trens. O primeiro trem deve ser entregue em 21 meses e todos os 44 trens deverão estar disponíveis para operação dentro de 60 meses.
Os novos equipamentos serão mais rápidos e modernos, permitindo uma redução no intervalo de circulação, melhora no conforto dos passageiros e aumento da confiabilidade do sistema, segundo a previsão oficial.
Com capacidade para transportar até 1,8 mil passageiros por trem, os veículos terão motores de alta performance com velocidade máxima de 100 km/h, além de um modelo gangway, que prevê passagem livre entre os vagões.
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Todos os vagões terão portas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema de ar-condicionado com controle automático de temperatura. O financiamento do contrato foi feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Do ponto de vista ambiental, os trens também trazem avanços: a estrutura será feita em aço inoxidável, mais leve e resistente, e a frenagem será na maioria elétrica, reduzindo o consumo de energia e o desgaste de componentes. Haverá ainda sistemas de detecção e combate a incêndios, com sensores ópticos e dispositivos de nebulização.
Parte da produção deve ser feita em Araraquara, no interior de São Paulo, em fábrica da CRRC. O empreendimento deve contar com um investimento de R$ 50 milhões e geração estimada de 100 empregos.
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Como primeira parte do contrato, alguns técnicos do Metrô de São Paulo embarcaram nesta segunda-feira (28/7) à China para iniciar o plano de trabalho com a CRRC.
*Sob supervisão de Leonardo Sandre
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