Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Contrato prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações | Reprodução
O Governo de São Paulo publicou nesta segunda-feira (22/9), no Diário Oficial do Estado, o edital de concessão patrocinada do Sistema de Travessias Hídricas.
Continua depois da publicidade
O leilão foi remarcado para 13 de novembro, na B3, em São Paulo, e prevê investimentos de cerca de R$ 2,5 bilhões ao longo de 20 anos de contrato.
A concessão, estruturada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), abrange a modernização de 14 linhas de transporte aquaviário de passageiros e veículos. O sistema atende hoje cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
O contrato prevê a substituição da frota atual por 45 novas embarcações, sendo 41 com motorização elétrica, além da construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, climatização, banheiros acessíveis, áreas de alimentação e informação.
Continua depois da publicidade
Com barcos maiores e mais tecnológicos, o objetivo é reduzir filas, inclusive em períodos de alta temporada, e oferecer mais conforto e segurança. O governo garante a manutenção da base tarifária e das gratuidades já existentes.
As linhas contempladas pelo projeto são:
Segundo o governo, a republicação incorporou ajustes jurídicos, técnicos e operacionais para aumentar a atratividade do projeto junto ao setor privado, assegurando segurança jurídica e maior competitividade.
Continua depois da publicidade
A alteração na data do leilão atende a pedidos de investidores, que solicitaram mais tempo para análise do modelo devido à complexidade da proposta.
O projeto integra o Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP), que reúne mais de 30 iniciativas em diferentes áreas, com uma carteira de R$ 550 bilhões em investimentos privados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade