Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Análise está a cargo do Ministério da Fazenda, que prepara um diagnóstico completo do sistema de transporte público | Divulgação/PMSP
O governo federal acelerou os estudos para viabilizar a redução ou até a eliminação da tarifa dos ônibus urbanos no Brasil, uma das principais bandeiras que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende apresentar em 2026.
Continua depois da publicidade
A análise está a cargo do Ministério da Fazenda, que prepara um diagnóstico completo do sistema de transporte público.
Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, em outubro deste ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que Lula pediu uma avaliação abrangente sobre a viabilidade do modelo. Segundo Haddad, o levantamento inclui fatores como:
Atualmente, 136 municípios brasileiros adotam tarifa zero, sendo a maioria de pequeno e médio porte. Em grandes capitais como São Paulo e Brasília, a gratuidade é parcial e vale apenas aos domingos e feriados.
Continua depois da publicidade
O governo pretende usar essas experiências como parâmetro para o desenho de um programa nacional.
Ainda em São Paulo, a tarifa dos ônibus de São Paulo poderá sofrer novos aumentos. Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), a decisão deverá ser anunciada na segunda quinzena de dezembro.
O debate também ganhou força em Brasília, onde movimentos sociais realizam, entre 6 e 10 de outubro, a Caravana pela Tarifa Zero, organizada pelo Movimento Passe Livre (MPL).
Continua depois da publicidade
A mobilização inclui aulas públicas, panfletagens, audiências e reuniões com parlamentares e representantes do Executivo, com o objetivo de pressionar pela adoção de um modelo de transporte gratuito no país.
Enquanto isso, o Ministério das Cidades reforça que a implementação da tarifa zero depende de um esforço conjunto entre União, estados e municípios.
“Todos os entes da Federação precisam estabelecer soluções compartilhadas”, afirmou o ministro Jader Filho.
Continua depois da publicidade
Lula já sinalizou que quer apresentar a proposta em 2026, ao lado de outras bandeiras, como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e mudanças na jornada de trabalho 6x1.
Se avançar, a tarifa zero pode se tornar uma das maiores transformações do transporte público brasileiro em décadas, com impacto direto em mobilidade, inclusão social e sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade