Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
David Forcada compartilha erros mais comuns no mundo do investimento | Imagem: Reprodução Tiktok
Muitas pessoas acham que investir é uma atividade para quem já tem bastante dinheiro sobrando, mas segundo David Forcada, economista catalão, esse é um grande erro que impede muitas pessoas de fazer o dinheiro render.
Continua depois da publicidade
Forcada é especialista em assessoria financeira e possui uma página do TikTok onde compartilha conhecimento para tornar o hábito de investir mais acessível. Em um vídeo que já conta com 48 mil visualizações, ele conta os cinco erros mais comuns com as finanças pessoais
Vão desde erros antes de investir, como falta de planejamento, até problemas que ocorrem quando a pessoa já está inserida no mercado financeiro. Para Forcada, investir é para todos. Veja agora os cinco erros.
O economista explica que deixar o dinheiro parado na conta e as economias em espera é o erro mais comum quando se fala em gestão financeira. “Se a sua conta não rende juros, com o mesmo risco você pode mantê-lo em uma que rende ou, pelo menos, em depósitos”, explica ele.
Continua depois da publicidade
Acontece que o dinheiro parado na conta corrente não corrige a inflação. Por mais baixo que seja o rendimento que você escolher, já será o suficiente para cobrir a alta de preços, que já registra 5.67% em 2025.
Segundo Forcada, todo o investimento deve ser pensado com um objetivo claro e concreto. Por exemplo, guardar dinheiro para as férias é diferente de guardar dinheiro para sua aposentadoria.
“Se a aposentadoria estiver a 15 anos de distância, dedique suas contribuições a produtos de renda variável” , aconselha ele. Para cada tipo de objetivo financeiro existe um fundo de investimentos ideal.
Continua depois da publicidade
“Investir deveria ser para todos”, afirma categoricamente David Forcada. Muitas pessoas deixam de fazer o dinheiro render por achar que só é possível investir com grandes quantias de dinheiro.
“Você pode começar em um fundo de investimento com um euro”, afirma ele. Com os conhecimentos certos, planejamento e paciência, todos podem “fazer o dinheiro trabalhar para você”.
Fazer investimentos por moda ou recomendações de vizinhos é furada, segundo o economista. “Não invista porque outros estão fazendo isso ou porque algo subiu muito”, afirma ele.
Continua depois da publicidade
O certo é analisar com calma seu montante, o objetivo financeiro que você quer atingir e tomar decisões com calma, pensadas para a sua realidade.
Talvez seja este o erro mais paralisante: achar que existe momento ideal para investir, e ficar esperando esse momento chegar antes de começar. Para Forcada, essa espera nunca termina:
“Sempre haverá guerras, tarifas ou incertezas”.
Ele é categórico: “O melhor momento para investir foi ontem; o segundo melhor é hoje”. Como última dica, o economista recomenda começar o mais cedo possível, mesmo com pouco dinheiro. O tempo é o melhor aliado da poupança e do investimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade