Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
De acordo com o governo paulista, posse dos aprovados está prevista para maio de 2026 | Divulgação/Governo de SP
O edital do próximo concurso da Polícia Militar de São Paulo, inicialmente previsto para agosto, teve a publicação adiada e agora deve ser divulgado na primeira quinzena de setembro.
Continua depois da publicidade
O atraso ocorreu em razão da demora na definição da banca organizadora, segundo informou o capitão Bruno Scalco, chefe da Seção de Gestão e Coordenação de Concurso da corporação, ao portal Qconcursos/Folha Dirigida.
A instituição responsável pela aplicação das provas ainda não foi confirmada, mas o processo de contratação está em andamento.
No concurso realizado em 2024, a banca escolhida foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Fundação Vunesp também é cotada, já que tem histórico de participação em concursos anteriores da PM.
Continua depois da publicidade
Segundo o governo paulista, a posse dos aprovados está prevista para maio de 2026. A comissão organizadora, composta por seis membros, já foi formada e acompanha os trâmites para a publicação do edital.
O concurso ofertará 2.200 vagas para o cargo de soldado. Essa será a primeira de duas seleções, totalizando 4.400 vagas autorizadas, que serão distribuídas em dois editais.
O segundo está previsto para janeiro de 2026, com ingresso dos aprovados em novembro do mesmo ano. A PM costuma contratar bancas diferentes para cada edital, o que pode ocorrer também neste processo.
Os candidatos deverão ter ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias “B” e “E”, idade entre 17 e 30 anos e altura mínima de 1,55 m (mulheres) ou 1,60 m (homens). O salário inicial do soldado de 2ª classe é de R$ 4.825,21.
Continua depois da publicidade
A última seleção para soldado foi aberta em novembro de 2024, com 2.700 vagas. A banca responsável foi a FGV.
O processo incluiu prova objetiva, redação, exames físicos, avaliação médica e psicológica, além da análise de conduta e documentos. A etapa objetiva contou com 60 questões de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Informática e Administração Pública.
As provas foram aplicadas em diversas cidades do Estado de São Paulo e também em outros estados do país. A expectativa é que o novo concurso siga o mesmo modelo de etapas e estrutura de provas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade