Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Volvo e Caterpillar estão entre as empresas que podem ser afetadas pelas sanções | Divulgação/Caterpillar
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem articulado com autoridades dos Estados Unidos para tentar excluir o setor de máquinas e equipamentos das novas tarifas de importação impostas pelo governo norte-americano. Ele teme o impacto negativo na economia do Estado.
Continua depois da publicidade
As novas taxas, determinadas pelo governo dos Estados Unidos, entraram em vigor nesta quarta-feira (6/8). A medida, assinada em 30 de julho, eleva de 10% para 40% as tarifas sobre determinados produtos brasileiros, como parte de uma política de proteção à indústria local.
Segundo apuração da coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, Tarcísio estaria se mobilizando desde o fim de julho para minimizar os efeitos da medida sobre a economia paulista. Ele teria iniciado contatos com representantes do governo americano.
Após a exceção concedida a produtos como o suco de laranja e à Embraer, o governador afirmou a aliados que o setor de máquinas e equipamentos também merece atenção especial. Ele lembrou que, em São Paulo, estão instaladas grandes fabricantes como a Volvo e a Caterpillar.
Continua depois da publicidade
As novas tarifas devem atingir diversos segmentos da indústria brasileira, entre eles os de carne, café e aço, com impactos imediatos para esses setores.
De acordo com economistas, o efeito geral na economia do País tende a ser limitado, mas pode ser significativo em setores fortemente dependentes do mercado norte-americano.
Segundo Tarcísio, o estado de São Paulo pode perder até 120 mil empregos se a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras for mantida, especialmente no setor de bens de capital.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade