Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial serve como um lembrete para promover a igualdade racial, a diversidade e a inclusão em todo o mundo. | Freepik
O dia 21 de março é marcado pelo Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, a data relembra a luta contínua contra todas as formas de discriminação racial. Este dia serve como um lembrete para promover a igualdade racial, a diversidade e a inclusão em todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Neste dia tão importante, uma das formas de se conscientizar sobre essa pauta é ouvindo e apoiando projetos protagonizados por pessoas negras.
A Gazeta trouxe uma seleção de podcasts negros para você ouvir e se tornar um aliado da luta antirracista; veja:
Podcast narrativo e documental, traz histórias que muitas vezes foram apagadas. Roterizado e apresentado por Thiago André, o podcast traz diversas temporadas com episódios de temas como os negros mulçumanos no Brasil, o negro no futebol e uma série inteira sobre a escritora Carolina Maria de Jesus.
Continua depois da publicidade
O jornalista Tiago Rogerio apresenta o podcast exaltando personalidades negras ainda vivas, relembrando e homenageando outros, que já se foram, mas marcaram a história.
Idealizado e coordenado pelo jornalista Tiago Rogero, o podcast traz um olhar afrocentrado sobre a História do Brasil. Os episódios mostram alguns dos principais momentos, como a Independência em 1822 e a Abolição em 1888, sob a ótica dos africanos e de seus descendentes.
O projeto apresentado por Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, traz diversas personalidades para entrevistas, buscando ampliar debates contemporâneos. O podcast apresenta conversas profundas e pontos de vista amplos sobre assuntos importantes.
Continua depois da publicidade
O podcast de notícias do cotidiano é apresentado por Flávia Oliveira e Isabela Reis. Ambas jornalistas e mulheres negras, que trazem informações importantes com leveza e bom humor. Para melhorar ainda mais a dinâmica, as apresentadoras são mãe e filha, trazendo um tom único de troca com muita profundidade sobre temas diversos.
Consumir e fomentar projetos de pessoas negras, é uma forma não só de conhecer pontos da história que foram apagados, mas também de fazer o movimento de entender o protagonismo de cada pessoa dentro da sociedade.
Os podcasts listados trazem desde uma profunda pesquisa sobre histórias de negros brasileiros, até a atuação dessas pessoas no nosso dia a dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade