Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em Serra Negra é possível visitar a Fazenda Chapadão, que possui o maior balanço do estado de São Paulo, com 7 metros de altura | Divulgação
O Carnaval 2023 acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sendo o primeiro sem muitos reflexos da pandemia de Covid-19. Dessa forma, as perspectivas para a data são positivas, tanto para quem pretende viajar e escapar da folia, como para àqueles que querem botar o bloco na rua.
Continua depois da publicidade
Para se ter ideia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o feriado de Carnaval movimente mais de R$ 8 bilhões em receitas, com destaque para o setor de turismo.
Para fugir da folia
Quem deseja descansar durante o feriado, tem algumas opções interessantes espalhadas pelo interior do estado de São Paulo. Uma delas é a cidade de Santo Antônio do Pinhal, que fica na Serra da Mantiqueira, a 170 quilômetros de São Paulo.
Com cerca que 7 mil habitantes, o município é opção para quem procura sossego nos dias de folia. A cidade conta com um Carnaval discreto para quem não abre mão de uma matinê, mas seu forte é a gastronomia de alta qualidade, o clima agradável e o turismo cervejeiro. A cidade conta com uma rota cervejeira composta por seis cervejarias, que promete agradar os fãs da bebida.
Continua depois da publicidade
O município conta ainda com turismo ecológico e a possibilidade de praticar alguns esportes de aventura.
Outra opção para os amantes da calmaria é a cidade de Serra Negra. Marcada pela colonização europeia, sobretudo italiana, a cidade fica na região de Campinas e é conhecida pela oferta de roupas a preços mais acessíveis.
Contudo, a cidade reserva outras atrações aos turistas, incluindo boa gastronomia, passeio de trenzinho, turismo rural, rotas para quem gosta de andar de bicicleta, moto, ou mesmo para fazer a pé, com visitas a pontos turísticos da cidade, como uma réplica do Cristo Redentor e o teleférico.
Continua depois da publicidade
Na cidade também é possível visitar a Fazenda Chapadão, que possui o maior balanço do estado de São Paulo, com 7 metros de altura, localizado no topo do Monte Ganesha, a aproximadamente mil metros de altitude, proporcionando uma experiência memorável com vista panorâmica do pôr do sol
Em breve, quem for à Serra Negra terá ainda mais um atrativo. Isso porque a cidade deve inaugurar uma réplica da “Fontana di Trevi”, idealizada para aumentar o fluxo de turistas.
Holambra é outra opção para quem quer desfrutar de dias de paz. Colonizada por holandeses, a cidade de 16 mil habitantes tem arquitetura em estilo europeu, gastronomia com inspiração holandesa, além da vocação para o cultivo de flores, sua grande atração.
Continua depois da publicidade
Dentre seus pontos turísticos mais movimentados estão o Moinho Povos Unidos, o maior da América Latina, parques de exposição permanente de flores e plantas, o Deck do Amor e o Boulevard Turístico, coberto por guarda-chuvas.
Para cair na folia, mas com moderação
Por muitos anos, a cidade de São Paulo foi considerada o túmulo do samba. Porém, a metáfora já não combina com a capital paulista, que possui um dos maiores carnavais do Brasil, sendo esperados, segundo a Prefeitura, 511 blocos, que devem arrastar 15 milhões de pessoas durante todo o mês.
Para quem gosta da folia, mas procura algo mais modesto, as cidades de Socorro, Caconde e São Bento do Sapucaí são opções.
Continua depois da publicidade
A primeira conta com o tradicional Bloco do Turista, que faz parte do CarnaHelp, que é tido como um dos mais animados do interior paulista. Entre as atrações, além do bloco dedicado aos viajantes, há o Festival de Marchinhas, trios elétricos, blocos, matinês, djs e shows na praça da matriz.
Já a cidade de Caconde, que tem cerca de 18 mil habitantes, mas espera receber 12 mil durante o Carnaval, terá uma programação com banda de marchinhas na área do Coreto e, na frente da Igreja, terá duas bandas por noite. A Prefeitura informa ainda, que os empreendimentos turísticos locais também estão com extensa programação para quem gosta de Carnaval.
Por fim, quem for a São Bento do Sapucaí, além dos atrativos naturais da cidade que fica na Serra da Mantiqueira, poderá contar com um Carnaval de resgate de festas antigas, com bloco de bonecos, marchinhas, matinês, além de atrações culturais e diurnas, direcionadas para uma festividade mais familiar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade