Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Longa recebeu três indicações ao Oscar 2025 | Alile Dara Onawale/Divulgação
O longa-metragem brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, acaba de atingir 99% de aprovação do público e 96% da crítica especializada no site "Rotten Tomatoes", um dos principais agregadores de resenhas sobre filmes e séries da internet.
Continua depois da publicidade
Na última semana, a plataforma, que é muito conhecida e influente no universo cinéfilo, concedeu o selo de "Fresh" à produção.
O certificado é dado a filmes que atingem pelo menos 75% de aprovação dos críticos, número superado pela adaptação do livro autobiográfico homônimo de Marcelo Rubens Paiva.
No site, que carrega este nome - "Rotten Tomatoes" (Tomates Podres) - devido ao hábito do público de, antigamente, atirar tomates contra os artistas com atuação que desagradasse-, o longa-metragem recebeu, até o momento, 70 avaliações de especialistas.
Continua depois da publicidade
Repercussão internacional
No início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar.
No Rio de Janeiro, a família Paiva - Rubens, Eunice e seus cinco filhos - vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece.
Continua depois da publicidade
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, "Ainda Estou Aqui" é uma coprodução Brasil-França.
O longa é o primeiro Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, e tem distribuição da Sony Pictures.
O filme sobre a história do assassinato de Rubens Paiva e a luta de sua mulher, Eunice Paiva, foi indicado ao Globo de Ouro de "Melhor Filme de Língua Estrangeira" e ao BAFTA de 2025 na categoria de "Melhor Filme em Língua Não-Inglesa", conquistou o feito de maior bilheteria do cinema brasileiro pós-pandemia e venceu o prêmio de "Melhor Roteiro" no Festival de Cinema de Veneza.
Continua depois da publicidade
Além disso, a performance de Fernanda Torres na trama - a atriz interpretou Eunice Paiva - lhe rendeu o Globo de Ouro de "Melhor Atriz em Filme de Drama".
Na última quinta-feira (23/1), "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres alcançaram mais um feito histórico; o filme e a atriz, 26 anos depois de sua mãe, foram indicados ao Oscar 2025, maior premiação de cinema do mundo.
Em meio à tantas premiações, a história da família Paiva chegou às salas de cinema estrangeiras na quarta-feira (15/1). O longa-metragem estreou nos cinemas da França, de Portugal e dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O filme está em exibição em 750 salas pelo Brasil, ganhou um novo impulso após as nomeações ao Oscar, crescendo cerca de 80% em relação ao último fim de semana.
"Ainda Estou Aqui" também voltou a ocupar a liderança das bilheterias brasileiras em termos de renda: mais de 3,8 milhões de pessoas já assistiram ao longa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade