Entre em nosso grupo
2
Neste 13 de dezembro também comemora-se o Dia Nacional do Forró
13/12/2021 às 18:47
Continua depois da publicidade
O site reúne o maior número de materiais sobre o cantor | Reprodução/Site oficial de acervo de Luiz Gonzaga
Criado em 2005, o Dia Nacional do Forró, comemorado nesta segunda-feira (13), é também o dia de aniversário do eterno Luiz Gonzaga, que completaria 109 anos hoje. A data também foi inventada como homenagem ao artista.
Continua depois da publicidade
O Memorial Luiz Gonzaga que reúne o acervo em homenagem ao rei do baião preparou algumas atividades em celebração a estas datas. A partir das 18h, uma live vai relembrar o aniversário do artista e vai contar com a participação de Jurandy de Feira, que chegou a fazer dupla com Gonzagão. Também vai estar presente Antiógenes Viana, pesquisador e colecionador da obra do artista. O bate-papo vai ser mediado por José Mauro e Alencar, diretor e pesquisador do Memorial. A live vai ser transmitida pelo perfil oficial do Instagram.
Além deste evento online, o site oficial do cantor vai ser relançado a fim de exaltar toda a genialidade do cantor. O site foi criado há 16 anos pelo pesquisador Paulo Vanderley e é considerado o endereço digital mais completo com a obra do artista. Vanderley disse que decidiu tornar todo o material público no ano de 2005, conforme contou ao site Brasil de Fato.
Continua depois da publicidade
"Na época, o ambiente digital era carente de informações sobre Luiz Gonzaga. Nós transcrevemos manualmente as músicas porque ainda não havia letras disponíveis no formato online. Com isso, o site foi um sucesso, na época, entre admiradores, acadêmicos e até estudantes", lembrou o pesquisador.
Luiz Gonzaga nasceu em 1912, em Caruaru (PE). O contou elevou a música nordestina a um nível nunca visto antes na história do Brasil, com sucessos como Asa Branca (1947) e Juazeiro (1948). Ele foi um dos responsáveis por estabelecer a sanfona, zabumba e triângulo como um conjunto essencial de instrumentos dos cantores de baião.
Pai do também cantor Gonzaguinha, o Rei do Baião exerceu e ainda exerce grande influência em artistas de todo o país. Em suas músicas, ele retratava a pobreza, as tristezas e as injustiças do sertão.
Dia do Forró
Continua depois da publicidade
O gênero musical forró foi reconhecido, na última quinta-feira (9), como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil pelo Iphan Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Agora, a expressão musical é considerada um "supergênero" após decisão unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan
Na última quinta-feira (9), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) elevou o forró ao Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Por unanimidade, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan. Além disso, ele engloba ainda sub-gêneros como como o xote, o baião, o xaxado e quadrilha. Desde 2011 que este pedido estava em tramitação junto à entidade, conforme pedido da Associação Cultural Balaio do Nordeste, segundo informações da Folha de Pernambuco.
Ainda em celebração ao rei do baião, uma apresentação está marcada para esta segunda-feira no Paláciodo Planalto. O cantor Cláudio Rios deve se apresentar no salão nobre a partir das 16h.
"Quero dividir com vocês este momento de muita alegria. Vou estar amanhã (segunda-feira), às 16h, no Palácio do Planalto, comemorando o aniversário de Luiz Gonzaga e recebendo o título forró como patrimônio cultural do Brasil", convidou o artista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade