Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ziraldo criou obras icônicas, como "O Menino Maluquinho" e "Flicts" | Divulgação
Ziraldo, um dos mais renomados multiartistas brasileiros, pai de personagens queridos como o “Menino Maluquinho” e “Flicts”, ganhará uma exposição imersiva em homenagem à sua obra no Espaço Anexo do Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Histórico de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Com estreia marcada para ocorrer no sábado (16/8), a mostra “Mundo Zira” ficará em cartaz até 27 de outubro e os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados semanalmente, sempre às sextas-feiras, na bilheteria física do museu ou no site.
Detalhes da exposição “Mundo Zira”
Apresentada pela primeira vez em Brasília no ano de 2022, onde recebeu mais de 65 mil visitantes, a mostra já passou pelo Rio de Janeiro, atraindo 185 mil pessoas, e por Belo Horizonte, com um público de 140 mil fãs da obra do cartunista mineiro, que morreu em abril de 2024.
Continua depois da publicidade
Pronto para desembarcar em São Paulo, o “Mundo Zira” é uma celebração da história multifacetada de Ziraldo e promete transportar o público para uma experiência imersiva e sensorial por dentro do universo imaginativo e colorido do pai do “Menino Maluquinho”.
Unindo interatividade, tecnologia e arte tradicional, a mostra promove um mergulho nas obras mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como “Flicts”, “O Menino Quadradinho” e “A Turma do Pererê”.
A exposição, voltada para adultos e crianças, foi pensada sob a cuidadosa direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente.
Continua depois da publicidade
“Quando pensamos em Ziraldo, pensamos neste olhar para a arte essencialmente democrático e plural. Podemos dizer que a obra dele é, por si só, interativa, justamente por estabelecer um diálogo com o público. Para a exposição, pensamos em sua linguagem mais apaixonante, quando ele passou a falar com as crianças. Trouxemos à vida, por exemplo, Planeta Lilás e O Bichinho da Maçã', diz Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e curadora artística de Mundo Zira.
Durante o percurso da mostra, os visitantes poderão soltar a criatividade e personalizar a arte de Ziraldo, dando a ela um toque individual e celebrando o caratér democrátivo da obra do multiartista. O público poderá ainda interagir com o universo dos personagens e vivenciar de perto as histórias do mineiro, tão marcantes no imaginário brasileiro.
Para Lins, “este é um momento fundamental onde paulistanos e paulistanas poderão adentrar ao mundo sensível e imaginativo de Ziraldo, que convida todos a uma reflexão e aprendizagem ímpares”.
Continua depois da publicidade
Recheada de temáticas que atravessam gerações, e se mostram tão atuais quanto nos anos 60, época em que o artista começou a criar, a mostra “Mundo Zira” é um convite à criatividade, pluralidade, sensibilidade e imaginação.
Produzida pela “Lumen Produções” com apoio do Instituto Ziraldo, a exposição tem realização do Ministério da Cultura, com patrocínio da BB Asset.
Ainda no Centro Cultural Banco do Brasil, um espetáculo gratuito transforma legado de Nise da Silveira em arte viva.
Continua depois da publicidade
Serviço - Exposição “Mundo Zira”
Quando? De 16 de agosto a 27 de outubro de 2025; todos os dias, das 9h às 20h (exceto às terças)
Onde? Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Espaço Anexo - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico - SP
Quanto? Ingressos gratuitos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h
Continua depois da publicidade
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200m)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade