Entre em nosso grupo
2
ARQUITETURA. O planejamento e desenho cuidadoso faz da capital brasileira a maior cidade do mundo que foi construída no século passado
14/09/2019 às 01:00
Continua depois da publicidade
CATEDRAL DE BRASÍLIA. Projetada por Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado. Tem 16 colunas de concreto e o teto é de vidro colorido. Está aberta todos os dias, das 8h às 17h (às terças e sextas, ela abre às 10h30). | /Diego Grandi
Brasília dá para ver do alto: o desenho da capital se assemelha a de um avião. Mas não era bem essa a ideia do arquiteto Lúcio Costa, que se inspirou no sinal da cruz. O relevo da região, todavia, obrigou um arqueamento em um dos eixos e, assim, nasceu o projeto que levou Costa a vencer o concurso, lançado no governo de Juscelino Kubitschek em 1957, de construção da nova capital do Brasil.
Continua depois da publicidade
Esse formato de avião se dá pelos dois eixos, o Rodoviário, no sentido norte-sul, e o Monumental, no sentido leste-oeste. Essa estrutura é chamada de Plano Piloto, que acomoda os prédios residenciais e os públicos, as sedes dos três poderes da República e demais órgãos governamentais.
Fundada em 21 de abril de 1960, Brasília tem características únicas. Lá os bairros são chamados de setores. Há os residenciais, os dos hospitais, o hoteleiro, o de escolas e, esses setores têm ruas que são identificadas por siglas. Um exemplo: ao ver essa notação SQSW 504, o local está na superquadra sudoeste lote 504. Essa notação pode parecer confusa para quem não está acostumado, mas a ideia é facilitar a localização das pessoas por lá.
Por ser uma cidade planejada, a arquitetura é um dos seus pontos turísticos. A Praça dos Três Poderes é um exemplo. À esquerda fica o prédio do Supremo Tribunal Federal; ao centro, o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo, onde estão os deputados federais e senadores e, à direita, o Palácio do Planalto, a sede do Poder Executivo, onde fica o presidente da República.
Continua depois da publicidade
Outros pontos que devem ser visitados são a Ponte Juscelino Kubitschek, que passa sobre o Lago Paranoá e foi eleita a ponte mais bonita do mundo por uma sociedade de engenharia dos Estados Unidos; e o Pontão do Lago Sul, o point gastronômico e de entretenimento da capital federal - afinal, Brasília não é só política!
(Vanessa Zampronho)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade