Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Rod Salem durante entrevista à Gazeta | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O ator Rod Salem se tornou, nos últimos meses, uma celebridade meteórica ao transformar Rodrigão, um “bad boy de Moema”, em um personagem de destaque nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
No último mês, ele ganhou quase 100 mil seguidores no Instagram, chegando a 121 mil até o fechamento deste texto.
Nos vídeos, Rodrigão costuma sair pelas ruas do bairro de classe média alta de São Paulo pronto para encontrar “gatinhas” e arrumar brigas, mas de um jeito mais atrapalhado do que amedrontador. “O Rodrigão sou eu, numa versão mais exagerada”, disse, brincando, em entrevista à Gazeta nesta semana.
O personagem, analisou, consegue tocar jovens e pessoas mais velhas, de todas as classes sociais e regiões do País, e esse é um dos motivos do seu sucesso. “Fazer o Rodrigão tem algo muito corporal, do improviso, e eu gosto muito disso”, destacou.
Continua depois da publicidade
O artista ratificou que o sucesso de fato está chegando, com novas oportunidades, mas que sempre se sentiu confuso sobre o que queria ser.
A sua jornada foi marcada por múltiplos “hiperfocos” e tentativas profissionais, incluindo música, dança, ser garçom, atuar como motorista de aplicativo e até trabalhar no mercado financeiro, mas ele se encontrou ao se dedicar à atuação.
Rod é formado pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação, considerada uma das mais importantes escolas de atuação de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Uma das suas maiores incentivadoras sempre foi a mãe, Luciana Mota Salem, que nunca deixou de ver no filho um comediante de talento. “Sempre persegui a música, mas nunca consegui fugir da comédia, até o ponto que ela me dominou de vez”, disse à Gazeta. A mãe por vezes atua ao lado do filho.
Apesar de ser um ator profissional, Rod costuma criticar colegas que “se levam muito a sério” ou aqueles que criticam quem decide atuar nas redes sociais.
“Fui essa pessoa em uma época. Hoje, algo que sempre digo é que a internet é o meio mais democrático da história de você distribuir algo. O ator não pode se levar a sério nunca, porque senão ele não vai permitir a sua criatividade”.
Continua depois da publicidade
Outro personagem de destaque de Rod é Rodrigo Sanches, um artista “de brasilidades” um tanto caricato, que também caiu no gosto do público.
Ao lado do irmão Leo Salem, músico profissional, ambos compuseram “Tucunaré Jacarandá”. A música era para ser uma brincadeira, mas ficou tão caprichada que foi lançada nas plataformas digitais.
O refrão mostra toda a malemolência do personagem: “Tucu-tucu Tucunaré / Jacá-jacá Jacarandá...”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade